17/10/2013
V BrMass registra o grande crescimento da Espectrometria de Massa no Brasil
|
Com números crescentes de implantações de equipamentos e o surgimento de uma nova geração de especialistas, a espectrometria de massa vive momento de expansão no paÃs. Encontro, que será realizado em Campinas, de 7 a 11 de dezembro, deverá ser o terceiro, em número de participantes (1200), dessa tecnologia, no mundo, informa o vice-presidente da BrMass, Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas, Marcos Eberlin (Unicamp).
O aumento do raio de aplicações, em diversas áreas de conhecimento, assim como o rápido desenvolvimento de novos recursos dos equipamentos de EM, fazem com que a necessidade de atualização seja constante, observa. Hoje, a própria definição sobre as caracterÃsticas do equipamento a ser adquirido já traz complexidade.
O V Congresso da BrMass vai atender a demanda por essas informações e oferecer uma programação cientÃfica na qual constam alguns dos principais expoentes internacionais da EM. Entre eles os palestrantes Raymond E. March, professor emérito da Universidade de Trent, Canadá, Facundo M. Fernandez, do Instituto de Tecnologia da Georgia, dos EUA, e Renato Zenobi, do Instituto Federal de Tecnologia da SuÃça.
Eles vão se dirigir a uma plateia formada por quÃmicos, biólogos, bioquÃmicos, geólogos, médicos, farmacêuticos, veterinários e profissionais de vários outros ramos de conhecimento, observa Marcos Eberlin, notando que a EM é atualmente um instrumento necessário a todas as atividades cientÃficas. Esses participantes, em sua maioria, pertencem a uma geração de jovens que se beneficiou com a "explosão" da tecnologia a partir dos anos 1990, com o advento das conquistas obtidas por John Feen e Koichi Tanaka, ambos agraciados com o Nobel de QuÃmica, em 2002.
A assimilação desse conhecimento se fez de forma rápida, diz Eberlin. No inÃcio dos anos 1990 eram pouquÃssimas as publicações de artigos cientÃficos produzidos por brasileiros nesse campo. Hoje, o paÃs responde por um número de publicações que vai de 3% a 4% da produção mundial. Assim como é expressivo o fato de a BrMass congregar mais de 2.000 associados.
Veja aqui a programação completa do Congresso
Fonte: Carlos Martins (Assessor de Imprensa da SBQ)
|