.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1095

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


17/10/2013



V BrMass registra o grande crescimento da Espectrometria de Massa no Brasil

Com números crescentes de implantações de equipamentos e o surgimento de uma nova geração de especialistas, a espectrometria de massa vive momento de expansão no país. Encontro, que será realizado em Campinas, de 7 a 11 de dezembro, deverá ser o terceiro, em número de participantes (1200), dessa tecnologia, no mundo, informa o vice-presidente da BrMass, Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas, Marcos Eberlin (Unicamp).

O aumento do raio de aplicações, em diversas áreas de conhecimento, assim como o rápido desenvolvimento de novos recursos dos equipamentos de EM, fazem com que a necessidade de atualização seja constante, observa. Hoje, a própria definição sobre as características do equipamento a ser adquirido já traz complexidade.

O V Congresso da BrMass vai atender a demanda por essas informações e oferecer uma programação científica na qual constam alguns dos principais expoentes internacionais da EM. Entre eles os palestrantes Raymond E. March, professor emérito da Universidade de Trent, Canadá, Facundo M. Fernandez, do Instituto de Tecnologia da Georgia, dos EUA, e Renato Zenobi, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.

Eles vão se dirigir a uma plateia formada por químicos, biólogos, bioquímicos, geólogos, médicos, farmacêuticos, veterinários e profissionais de vários outros ramos de conhecimento, observa Marcos Eberlin, notando que a EM é atualmente um instrumento necessário a todas as atividades científicas. Esses participantes, em sua maioria, pertencem a uma geração de jovens que se beneficiou com a "explosão" da tecnologia a partir dos anos 1990, com o advento das conquistas obtidas por John Feen e Koichi Tanaka, ambos agraciados com o Nobel de Química, em 2002.

A assimilação desse conhecimento se fez de forma rápida, diz Eberlin. No início dos anos 1990 eram pouquíssimas as publicações de artigos científicos produzidos por brasileiros nesse campo. Hoje, o país responde por um número de publicações que vai de 3% a 4% da produção mundial. Assim como é expressivo o fato de a BrMass congregar mais de 2.000 associados.

Veja aqui a programação completa do Congresso



Fonte: Carlos Martins (Assessor de Imprensa da SBQ)












SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299