.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1096

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


24/10/2013



Incor inaugura centro de pesquisa clínica

Agência FAPESP – O Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) inaugurou no dia 18 de outubro de 2013, o Centro de Pesquisa Clínica e Medicina Translacional em Cardiologia e Pneumologia Prof. Dr. Fúlvio Pileggi.

Com uma área de 1,2 mil metros quadrados, o novo centro recebeu investimentos de cerca de R$ 4,7 milhões, oriundos da FAPESP, da Fundação Zerbini e do governo do Estado de São Paulo.

A inauguração contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Estado da Saúde, David Uip, e do presidente da FAPESP, Celso Lafer, entre outras autoridades.

Quando estiver totalmente equipado, o centro dará suporte às cerca de 500 pesquisas em andamento no Incor, além de outras que deverão ter início nos próximos anos, como o desenvolvimento de vacinas contra o HIV e contra a febre reumática.

O novo centro ocupa todo o 1º andar do bloco 1 do hospital e possui 15 consultórios e oito laboratórios de investigação, que serão ocupados para uso comum dos projetos. A capacidade de atendimento diária é de 60 pacientes voluntários, que participam de protocolos de pesquisa.

Há também salas de espera, de exames de diagnóstico e uma farmácia, para conservação e distribuição dos medicamentos usados nos estudos. Além disso, o centro conta com uma sala para atendimento de parada cardiorrespiratória e outra para pequenos procedimentos.

O Incor também inaugurou as novas instalações do Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático Prof. Luiz Vènere Decourt, equipada com recursos interativos e de pesquisa em bases de dados científicos digitais nacionais e internacionais.

A nova biblioteca servirá aos pesquisadores do Instituto e aos alunos em formação nas áreas de graduação, residência, pós-graduação e especialização nas áreas médica (cardiologia, pneumologia, cirurgia cardíaca e torácica) e multiprofissional (assistente social, condicionamento físico, farmácia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia).

"É um grande avanço que beneficia muito o Incor", disse Alckmin na cerimônia de inauguração.

Fonte: Agencia FAPESP









SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299