.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1096

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


24/10/2013



Homenagens e anúncios marcam abertura da SNCT em Brasília

Uma cerimônia diferente abriu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013 em Brasília. Além de autoridades, atletas e cientistas dividiram as atenções do público no anfiteatro do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A ginasta Daiane dos Santos foi homenageada com flores ao som da música Brasileirinho.

Além do físico e astrônomo Marcelo Gleiser, cinco jovens brasileiros que conquistaram medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica foram aplaudidos pela plateia.

Uma solenidade também de anúncios e comemoração. Ao falar da ligação entre os elementos do tema deste ano – "Ciência, saúde e esporte" –, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, falou da tradição do evento de trazer à tona a reflexão assuntos de relevância para a sociedade. A escolha para esta edição levou em conta os grandes eventos esportivos realizados e previstos para ocorrer no Brasil.

"É evidente que nós aproveitamos os momentos e os temas que estão na ordem do dia para melhor transmitir a nossa mensagem aos jovens e à sociedade em geral", destacou Raupp.

Dentro da temática de 2013, Daiane dos Santos reforçou o papel da ciência na vida do atleta. "O maior laboratório da ciência que a gente tem é o nosso corpo, que é o que os atletas usam como meio de trabalho. Eu acho que a ciência entra onde a gente faz a pesquisa para a gente conseguir evoluir cada vez mais e fazer cada vez mais os movimentos com perfeição", avaliou.

Tema para 2014

Ao anunciar o tema de 2014, "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social do país", o ministro explicou que a ideia é mostrar a contribuição do conhecimento científico para a sociedade também na área social. Ele ressaltou que o Brasil teve projeção internacional com as transformações ocorridas num período curto de tempo, com a passagem de um grande contingente populacional da situação de pobreza para o nível de classe média.

"Nós já somos exemplo para o mundo pelas tecnologias desenvolvidas na área da agricultura, mas também temos metodologias que foram usadas para essas grandes transformação sociais", destacou. "Temos que aproveitar esta oportunidade para mostrar ao mundo e à sociedade brasileira que nós também inventamos e construímos ciência para resolver os nossos problemas sociais."

O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do ministério, Oswaldo Duarte Filho, lembrou o lançamento pela pasta de 13 editais voltados para a área social, em parceria com outros ministérios. Ele também comemorou os dez anos de avanço da semana nacional, que deve superar o recorde de 28 mil ações do ano passado.

"Esta semana vai ultrapassar 30 mil atividades no nosso país e 800 cidades fazendo atividades de ciência e tecnologia. E tudo isso é uma forma que se encontrou de divulgação e aproximação da ciência com a nossa população", afirmou o secretário ao atribuir o sucesso do evento às parcerias com o governo do Distrito Federal e com os ministérios da Saúde, Esporte, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou a inclusão da disciplina de ciências na Prova Brasil a partir deste ano, além da bolsa complementar de R$ 150, mensal, para estudantes do ensino médio que têm vocação para matemática, física química e biologia, especialmente medalhistas de olimpíadas científicas.

Fonte: Denise Coelho – Ascom do MCTI









SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299