.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1097

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


31/10/2013


Manifestação de apoio


A Sociedade Brasileira de Química se posiciona radicalmente contra os atos de sabotagem que ocorreram no Instituto Royal e numa aula prática de medicina na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e apoia integralmente o ofício 124/2013 encaminhado aos senhores(as) Deputados(as) pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira da Ciência (ABC).

A SBQ concorda integralmente sobre a necessidade de uma fiscalização rigorosa e eficiente nos centros de pesquisa, indústrias e universidades que utilizam animais para fins de pesquisa, para garantir que os animais não sejam submetidos a maus tratos e sofrimentos, e que todos os experimentos sejam realizados com o máximo de conduta ética e profissional, estabelecidas para estes casos. Além disso, acreditamos que é urgente que certas áreas, como a de cosméticos, sejam definitivamente banidas das experimentações com animais. Entretanto, reconhecemos que a população talvez não tenha o conhecimento adequado sobre a real necessidade da pesquisa com animais para a produção de medicamentos, e que para muitos casos ainda não existem protocolos alternativos que sejam seguros e eficazes. O fim da utilização de animais não-humanos em experimentação cientifica significa o fim de novos medicamentos, vacinas, procedimentos cirúrgicos, etc. que são necessários para a manutenção da saúde da população.

O ofício 124/2013 da SBPC e ABQ pode ser acessado aqui.


Fonte: Vitor F. Ferreira (Presidente da SBQ) e Aldo J. G. Zarbin (Secretário Geral da SBQ)



















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299