14/11/2013
Brasil e Ucrânia firmam parceria no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras
A Diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Liane Hentschke, e a Diretora da Ukrainian State Center of International Education of Ukraine (USCIE), Iryna Gagarina, firmaram, no dia 8 de novembro, acordo de cooperação para a entrada da Republica da Ucrânia no Programa Ciência sem Fronteiras. A assinatura ocorreu na sala San Tiago Dantas, no Palácio do Itamaraty, em BrasÃlia.
O novo acordo oferece oportunidades de bolsas no exterior para as seguintes modalidades: doutorado sanduÃche, doutorado pleno e pós-doutorado. As principais áreas de interesse são: Energia Nuclear, Aeroespacial, Guerra Cibernética, Tecnologias SensÃveis, Soldagem, Segurança Nuclear, Mineração, BiocombustÃveis, Fármacos (produção de medicamentos genéricos e combate do HIV), entre outras.
A cooperação visa estimular a diversificação dos programas de mobilidade internacional e de cooperação, entre estudantes, professores e pesquisadores dos dois paÃses e ampliar as oportunidades de educação e treinamento de estudantes de graduação, pós-graduação e de pesquisadores brasileiros no exterior.
A cooperação em ciência e tecnologia entre os governos do Brasil e da Ucrânia teve inÃcio em 1991 e tem como objetivos o desenvolvimento econômico e social e a melhoria da qualidade de vida de seus povos.
Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq
|