.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1099

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


14/11/2013


Premio Destaque em Pesquisa SBQ-MG apresenta premiados


A Secretaria Regional de Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Química, criou neste ano o Prêmio Destaque em Pesquisa SBQ-MG, visando o contínuo crescimento e a valorização da SBQ-MG e de seus Sócios. O Prêmio é composto por três categorias: Jovem Talento, Pesquisador Pleno e Pesquisador Sênior.

Os agraciados com o prêmio na edição 2013 foram:
- Categoria Jovem Talento: Prof. Dra. Renata Diniz (UFJF);
- Categoria Pesquisador Pleno: Profa. Dra. Glaura Goulart Silva (UFMG)
- Categoria Pesquisador Sênior: Prof. Dr. Wagner Batista de Almeida (UFMG).

A premiação passou por três etapas de seleção. A primeira envolveu a indicação de cada instituição de um pesquisador em cada categoria. A segunda etapa envolveu a escolha de três nomes em cada uma das categorias. Nesta etapa, foram convidados pesquisadores de destaque a nível nacional de outros estados. Assim, participaram como assessores externos os professores Aldo José Gorgatti Zarbin (UFPR), Antonio Salvio mangrich (UFPR), Artur de Jesus Motheo (IQSC) e Sidney Jose Lima Ribeiro (IQ-UNESP). Na última etapa todos os sócios da SBQ puderam votar em um nome para cada categoria.

Receberam ainda Menção Honrosa os seguintes professores:
- Geoffroy Roger Pointer Malpass (UFTM) – Jovem Talento
- Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz (UFU) – Jovem talento
- Eduardo Mathias Richter (UFU) – Pesquisador Pleno
- Luiz Fernando Cappa de Oliveira (UFJF) –Pesquisador Pleno
- Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (UFMG) – Pesquisador Sênior
- Heloisa de Oliveira Beraldo (UFMG) – Pesquisador sênior

A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu durante a abertura do XXVII Encontro Regional da SBQ-MG, realizado em São João del-Rei, de 08 a 10 de novembro. Os premiados em cada categoria receberam um certificado e um troféu em estanho, material típico do artesanato nobre da região. Os professores agraciados com Menção honrosa receberam um certificado com a logomarca da SBQ-MG em dourado. Os prêmios foram entregues pelo atual presidente da FAPEMIG, prof. Mario Neto Borges, que destacou a importância do reconhecimento meritório concedido pelos próprios pares.

A atual diretoria da SBQ-MG se empenhou para que o processo fosse transparente e participativo, uma vez que o Prêmio Destaque em Pesquisa tem a função nobre de valorização e participação efetiva dos sócios mineiros da SBQ. A partir desta edição a cerimônia de Premiação passa a ocorrer anualmente nos Encontros Regionais da SBQ-MG.

Mais detalhes e as fotos da Premiação estão na página da Regional Minas Gerais e também na página da SBQ-MG no facebook.

Diretoria da SBQ-MG gestão 2012-2014:
- João Marcos Madurro (UFU) - Secretário
- Marco Antonio Schiavon (UFSJ) - Vice-Secretário
- Eduardo Nicolau dos Santos (UFMG) - Tesoureiro


Fonte: Marco Antonio Schiavon (UFSJ)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299