.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1100

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/11/2013



37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual:
competitividade com responsabilidade


Nanomateriais e energia renovável


John Shelnutt, da Universidade da Georgia, Estados Unidos, será o responsável pela conferência sobre sistemas catalíticos nanoestruturados, destinados à produção de energia renovável. Física, química e biologia são áreas de conhecimento envolvidas na pesquisa que procura transpor limitações para conservar a energia natural, como a solar, em dispositivos capazes de armazená-la.

Definida pela Divisão de Química Inorgânica, a apresentação de Shelnutt (Nanomaterials for renewable energy from the pairing of porphyrin anions and cations) leva para a 37ª Reunião Anual da SBQ a pesquisa de ponta, interdisciplinar e básica. Mas com potencial para contribuir com a esperada transformação que deverá ocorrer nos próximos anos, de substituição dos combustíveis fósseis, explica o professor Luiz Gonzaga de França Lopes (UFC), diretor da Divisão.

A pesquisa de Shelnutt tem se dedicado a investigar novas substâncias derivadas das porfirinas, capazes de realizar funções optoeletrônicas e reações catalíticas de interesse para as tecnologias de energia renovável. O alvo é construir nanomateriais que consigam atuar como fotocalisadores para gerar energia a partir de fontes renováveis, em dispositivos como células a combustível e células solares.

As porfirinas são compostos existentes no meio biológico que têm como funções principais a captura e o transporte de energia. Nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo liderado por Shelnutt esse tipo de sistema é incorporado em nanopartículas, como nanotubos de carbono, demonstrando eficiência como fotocatalisadores em diversos processos, entre eles a reação de redução de oxigênio para células a combustível, diz Lopes.

Atualmente existem grupos de pesquisa no Brasil com linhas de trabalho próximas dessa área, em particular na USP, de São Paulo e de Ribeirão Preto, e nas Universidades Federais do Paraná e Santa Catarina. Embora o trabalho de Shelnutt esteja voltado para uma área específica, os conceitos que incorpora de nanotecnologia são importantes para todos os estudantes, mesmo os de graduação, observa.

O prazo final para submissão de resumos à 37ª RASBQ é 03/02/2014. A Reunião será realizada de 26 a 29 de maio de 2014, no Centro de Convenções de Natal(RN).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299