.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1102

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


5/12/2013


NOTA DE FALECIMENTO



Kenneth E. Collins

Prof. Collins nasceu em 10 de julho de 1926 em Newcastle, Estado de Wyoming, EUA, fez sua graduação em San Jose State University, concluindo em 1950. Seu mestrado foi obtido em 1955 na Universidade DO Estado de Iowa em Ames, Iowa, e seu doutorado em Química, em 1961 na Universidade de Wisconsin, em Madison, Wisconsin com pós-doutorado no Laboratório Nacional de Brookhaven e no Centre de Physique Nuclear, Leuven, Belgica.

Após um período trabalhando em projetos de pesquisa em diversas áreas, (Medicina Veterinária, Medicina Nuclear e Reatores Nucleares, passando por vários países) e como professor assistente doutor de química na Universidade do Estado de New York em Buffalo, o Prof. Ken e a Profa. Carol, sua esposa e companheira inseparável, com quem viveu 58 anos e 4 meses, chegaram ao Brasil em julho de 1974. Esta vida peripatética contribuiu para se adaptarem mais facilmente ao nosso país. O casal Collins mergulhou na cultura brasileira e nunca mais quis sair desta "piscina", vindo a se naturalizar brasileiro. Eles adoraram o Brasil, suas comidas e seu clima e decidiram criar uma vida científica na Unicamp, uma universidade recém criada, na qual poderiam contribuir bastante para sua consolidação.

O casal Collins veio ao Brasil para participar como professor e orientador no novo programa de pós-graduação do Instituto de Química da Unicamp. Em sua primeira entrevista com o diretor do Instituto de Química, Prof. Jair Campelo (em memória), o Prof. Ken foi designado para compor o Departamento de Físico-Química e continuar suas pesquisas em Radioquímica e Propriedades de Sólidos.

Prof. Collins sempre foi muito reservado, discreto e comedido em suas atitudes, não apreciava as funções administrativas, porém tinha verdadeira paixão pelo ensino. Dedicava horas e horas no preparo de suas aulas, escritas a mão em papel jornal, onde procurava fazer o possível e impossível para que os alunos entendessem a essência dos conceitos químicos, em um ritmo calmo e tranquilo, que sempre levava ao cumprimento total dos tópicos. O anseio pela pesquisa fundamental corria abundantemente em suas veias e conduziu o seu viver até os seus últimos dias. Sempre ia fundo em suas pesquisas e cada dia tinha novas idéias a serem testadas. Seu senso de pesquisa era tão forte que o levou a testar várias modificações no preparo da "caipirinha" até chegar a uma receita maravilhosa, obviamente feita com a cachaça brasileira, que ele tanto adorava.

Sua criatividade era enorme, de forma que para tornar as discussões dos trabalhos realizados no laboratório mais atraentes e agradáveis passou a fazê-las com seus orientados, na sua casa, no final do turno de serviço e denominou-as de "beer seminars", por ser sempre regado a cerveja no término de cada reunião, para descontrair.

Ao longo da sua carreira profissionalo Prof. Ken atuou, inicialmente em Radioquímica e depois em Técnicas de Separação, orientando 36 iniciações científicas, 26 mestres e doutores (4 defenderem seus doutorados no Estados Unidos), sendo que muito deles estão espalhando os conhecimentos adquiridos com o Prof. Ken, na Unicamp e em outras Universidades e também no mercado de trabalho, em várias regiões do Brasil. Prof. Ken publicou 141 completos em periódicos indexados com corpo editorial, redigiu 8 capítulos de livros, submeteu 2 pedidos de patente, tendo sido 1 concedida e financiou seus projetos por meio de 21 auxílios de pesquisa aprovados.

A sua serenidade, o seu sorriso de garoto, as suas "tiradas" extremamente bem humoradas e os seus ensinamentos permanecerão vivos na memória daqueles que tiveram a felicidade de conhecer e conviver com ele.

Descanse em paz Prof. Collins. Você cumpriu com glória e êxito a sua missão.

Você é um EXEMPLO a ser seguido.


Fonte: Isabel Jardim (IQ-UNICAMP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299