.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1101

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


28/11/2013


Unesco pede ciência mais "conectada" a políticas


A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, participou da abertura do Fórum Mundial de Ciência (FMC), no dia 24/11, no Rio de Janeiro. Ela anunciou os vencedores de prêmio ambiental, defendeu a necessidade de um outro modelo de desenvolvimento e ressaltou a contribuição que a ciência pode dar para essa frente. "Estamos chegando aos limites do desenvolvimento como vem sendo entendido até agora", disse. "Há décadas, o desenvolvimento vem sendo medido apenas por indicadores econômicos. Hoje, o paradigma de desenvolvimento humano sustentável deve ser muito diferente." Ela citou problemas como as mudanças climáticas e a poluição das águas como exemplos de que nenhum país pode atingir essa meta sozinho, ressaltando a importância da cooperação e do compartilhamento de conhecimentos.

Para Irina, a ciência precisa estar mais conectada às políticas públicas. "Na nossa maneira de pensar, ela deve ser integrada, mais transversal, incluindo as ciências humanas", acrescentou. Segundo a dirigente, essas são as mensagens centrais de relatório divulgado pelo organismo internacional no começo do mês.

A diretora da Unesco lembrou também a criação do Conselho Consultivo Científico da Organização das Nações Unidas (ONU), composto de 26 cientistas, entre eles o brasileiro Carlos Nobre. O climatologista é secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Prêmio ambiental

Irina Bokova anunciou as duas instituições vencedoras do Prêmio Sultan Qaboos para Preservação Ambiental em 2013: a State Forests – National Forest Holding, da Polônia, e a Endangered Wildlife Trust, da África do Sul.

Ela defendeu o imperativo de agir em âmbito global, mas também uma atenção especial às regiões onde as condições são mais agudas. Apontou, nesse sentido, a necessidade de 2,5 milhões de novos engenheiros na África Subsaariana para que se atinjam as metas para acesso a água e saneamento.

"Hoje, os países menos desenvolvidos contribuem pouco para a ciência global e obtêm apenas benefícios marginais do desenvolvimento desta. Além disso, a participação das mulheres na ciência permanece muito baixa. Isso é o que precisamos mudar", frisou. Em sua avaliação, o fórum mundial pode contribuir para uma governança melhor no universo científico.

A participante citou uma frase do sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz: "Sem esmorecer para não desmerecer".

"Podemos agir com determinação para formular o destino que queremos", resumiu.


Fonte: Ascom do MCTI (Texto: Pedro Biondi)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299