28/11/2013
Conselho Técnico-CientÃfico da Capes se reúne para deliberar resultados da Avaliação Trienal
Entre os dias 18 e 29 de novembro, o Conselho Técnico-CientÃfico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NÃvel Superior (Capes) reuniu em BrasÃlia para deliberar sobre a avaliação e os resultados atribuÃdos durante a Avaliação Trienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu, ocorrido no mês de outubro, em 48 comissões de área.
|
O Presidente da Capes, Jorge Guimarães e o diretor de Avaliação, Livio Amaral, participaram da abertura da reunião do conselho (Foto: Edson Morais) |
A divulgação dos resultados da Avaliação Trienal está prevista a partir do dia 2 de dezembro e serão oficiados à s Pró-Reitorias das respectivas IES, acompanhados das fichas individualizadas de cada PPGs. Os pedidos de reconsideração poderão ser feitos até 30 dias após o recebimento dos ofÃcios.
Avaliação Trienal 2013
A avaliação da pós-graduação stricto sensu é realizada pela Capes desde o ano de 1976. Ao longo de quase 40 anos, se consolidou como instrumento de grande importância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação e para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras, vários setores governamentais e não governamentais, bem como dos organismos internacionais.
As atividades contaram com 1.200 consultores vindos de todas as regiões do paÃs, distribuÃdos nas comissões das 48 áreas de avaliação durante quatro semanas. No total, foram avaliados 5.700 cursos de mestrado e doutorado. O processo levou em consideração as atividades dos anos de 2010, 2011 e 2012 e foram consideradas todas as informações prestadas pelos cursos neste perÃodo.
|
O CTC-ES se reúne para deliberar sobre a avaliação e os resultados atribuÃdos durante a Avaliação Trienal (Foto: Edson Morais) |
A avaliação cumpre o papel de analisar detalhadamente o panorama e atividades dos programas de pós-graduação no Brasil e, assim, atestar a qualidade dos cursos e acompanhar a qualificação dos mesmos. A avaliação resulta em elementos e indicadores que permitem induzir e fomentar ações governamentais de apoio à pós-graduação. Como decorrência, é possÃvel impulsionar o avanço cientÃfico, tecnológico e de inovação e oferecer uma agenda de polÃticas acadêmico-cientÃficas para diminuir as assimetrias entre regiões do Brasil e áreas do conhecimento.
Acesse os boletins publicados durante a Avaliação Trienal
Fonte: Coordenação de Comunicação Social da Capes
|