12/12/2013  
                   
                   
   
	 
Ciência é a pior área entre alunos brasileiros
 
 
PaÃs não avançou em três anos no Pisa
  
  
 
Ciências é a matéria em que os alunos brasileiros estão mais defasados em relação aos outros paÃses, aponta o Pisa, exame internacional de estudantes.
  
 
Essa é a disciplina em que o paÃs tem seu pior desempenho (59º entre 65 paÃses). E ainda não obteve avanço nos últimos três anos (2009-2012). Em matemática, o Brasil foi o 58º; em leitura, 55º.
  
 
Os alunos avaliados, das redes pública e privada, têm entre 15 e 16 anos (ensino médio). Os dados foram divulgados anteontem pela OCDE, organização de paÃses desenvolvidos que aplica a prova. Entre os seis nÃveis em que os alunos são distribuÃdos, o Brasil teve apenas 0,3% nos dois mais elevados em ciências. A média dos paÃses desenvolvidos foi de 8,4%.
  
 
A maioria dos estudantes brasileiros ficou nos dois patamares mais baixos. Não souberam, por exemplo, explicar por que crianças e idosos são públicos prioritários na vacinação contra a gripe (a resposta é porque eles têm menos resistência ao vÃrus).
  
 
Para a diretora-executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, um dos motivos que podem explicar o baixo desempenho em ciências é a falta de ênfase no problema dessa disciplina. Em matemática, diz ela, as dificuldades foram notadas há mais tempo e, por isso, as médias têm aumentado.
 
  
A carência de laboratórios, o ensino muito teórico e a baixa atratividade da carreira docente são os fatores apontados pelo fÃsico Luiz Davidovich, da diretoria da Academia Brasileira de Ciências.
  
 
"Há exceções, mas, de forma geral, não há estÃmulo à curiosidade, à criatividade."
 
 
  
  
  Fonte: Folha de S.Paulo 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  |