.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1103

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


12/12/2013



37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual:
competitividade com responsabilidade


Química Verde: participantes da 37ª RASBQ têm uma nova sessão para apresentarem seus trabalhos


Um novo espaço, dedicado ao debate científico sobre Química Verde, será lançado na 37ª Reunião Anual da SBQ. A iniciativa tem o objetivo de promover o encontro de pesquisadores cujo trabalho está voltado para o desenvolvimento e aplicação de produtos e processos verdes, com realce para a realidade brasileira. Eles abrangem uma ampla variedade de pesquisas, entre elas as que contemplam técnicas e materiais químicos idealmente inócuos, que diminuam ou evitem a geração de resíduos poluidores.

A Química Verde passa, a partir de agora, a ser uma sessão independente na programação do encontro anual. O critério de aceitação dos trabalhos é a ênfase que apresentem em tais produtos e processos. "A ideia é reunir os pesquisadores que têm como interesse primeiro atender os princípios da química verde", explica a professora Vânia Zuin (UFSCar) responsável pela coordenação da nova sessão, ao lado do professor Fernando Galembeck (Unicamp).

Ela nota que esses trabalhos podem ter origem hoje em qualquer das subáreas da química, suas frentes de pesquisa e interfaces, como a química orgânica, síntese orgânica, ecologia química, catálise e uso de materiais renováveis. Assim como na química analítica, com o desenvolvimento, por exemplo, de ferramentas quimiométricas e metodologias analíticas para avaliar em tempo real processos em linha, com o intuito de identificar e controlar a formação de compostos nocivos. Enquadram-se também na nova sessão as pesquisas com educação.

Os conceitos da Química Verde estarão presentes no encontro, além disso, com a realização em parceria do workshop "Processos de transformação química como ferramenta na solução de problemas ambientais", que contará com a presença do professor Eder João Lenardão (UFPel). A definição da Química Verde como um segmento específico na Reunião Anual vai auxiliar o diálogo da pesquisa acadêmica com outras áreas da sociedade, como governo e indústria, e reforçar o papel da SBQ como interlocutora com essas instâncias, observa a coordenadora.

O prazo final para submissão de resumos à 37ª RASBQ é 03/02/2014. A Reunião será realizada de 26 a 29 de maio de 2014, no Centro de Convenções de Natal(RN).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299