.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1104

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


19/12/2013


Estudos voltados para a sustentabilidade vencem o 15º Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas


Premiação é a mais importante no Brasil relacionada ao universo das tintas.

No dia 11 de dezembro, foi entregue o Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas aos autores de três estudos que se destacaram pelo elevado nível técnico e pela preocupação com a sustentabilidade. O prêmio, que está em sua 15ª edição, é promovido pela ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas.

O primeiro lugar foi conquistado por um grupo de pesquisadores da Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo. Formado pelos professores Adilson Roberto Gonçalves, Angelo Capri Neto e Maria da Rosa Capri, pela doutoranda Fernanda de Carvalho Oliveira e pelo aluno de graduação Alessandro Costa Pinto, o grupo elaborou um inovador trabalho sobre o uso de biomassa como aditivo para tinta látex, resultando em sustentabilidade ambiental e melhoria nas propriedades acústicas e da propagação de chamas do produto.

A segunda colocação coube ao trabalho apresentado por Camila da Mata Silva, Daniele Ferreira de Figueiredo (ambas da AkzoNobel) e Natália Akemi Sasaki Santana, sob a orientação do professor Leo Kunigk, do Instituto Mauá de Tecnologia. O estudo apresentado verificou a viabilidade da utilização de extrato alcoólico de neem como agente antifúngico em tintas decorativas à base de água.

Em terceiro lugar ficou William Hiroyuki Naruto Osuka, recém-formado pela Escola Senai Mario Amato, orientado pelo professor Fernando Codelo Nascimento. O tema do trabalho foi o uso de polímero vegetal natural como agente espessante e fosqueante para verniz aplicado em madeira.

"Nesta edição, tivemos uma forte participação de pesquisadores ligados a instituições de ensino, o que é muito importante para impulsionar a necessária interação entre academia e indústria. Os trabalhos apresentados têm conteúdo muito relevante e estão alinhados à orientação da cadeia de tintas de se tornar cada vez mais sustentável, trazendo uma contribuição significativa", afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da ABRAFATI.


Fonte: Karina de Azevedo Pauletto (Editora CLA)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299