.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1104

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


19/12/2013


Notícias sobre o PROFQUI


Prezados Colegas representantes da Instituição Sede e das Instituições Associadas do PROFQUI

No momento em que a Diretoria e Conselho da SBQ decidiram participar da elaboração da proposta do "Mestrado Profissional em Química" (PROFQUI) a D&C instituiu uma Comissão composta do Presidente atual (Vitor Ferreira) e de três ex-Presidentes (Angelo Pinto, Cezar Zucco e Jailson de Andrade) para dar os encaminhamentos iniciais para esse projeto.

A primeira ação dessa Comissão foi identificar se havia o interesse da instituições que oferecem cursos de Química em nível de graduação e Pós-graduação em participar do Projeto. Esta etapa foi fundamental para garantir o interesse e qualidade dos participantes. Para tal, foi enviada uma correspondência solicitando a manifestação das IES em participar do Programa de Mestrado Profissional em Rede como Instituição Sede ou Instituição Associada. Nesse sentido, a consulta inicial foi um sucesso pois 32 instituições se pronunciaram como interessadas em se unir ao projeto e 11 delas manifestaram interesse em ser a Instituição Sede.

A segunda ação da Comissão foi selecionar IES que tivessem apresentado nas respostas, as condições adequadas para sediar o Programa. Das 11 que apresentaram interesse em ser a Instituição Sede, com base no teor das respostas, quatro IES foram pré-selecionadas, a saber, UFRN, UFRJ, UnB e UFMG.

A terceira ação da Comissão, com o objetivo de igualar as IES selecionadas, bem como garantir a transparência da decisão que seria tomada a seguir, foi convidar Dirigentes destas Instituições para uma reunião na sede da SBQ, em São Paulo, onde poderiam detalhar as suas propostas e tirar dúvidas. Por se tratar de um Projeto de médio a longo prazos, foram também convidados a participar da reunião o Secretário Geral da SBQ (Aldo Zarbin) e o Presidente Sucessor (Adriano Andricopulo).

No dia 11/12 (quarta-feira passada) foi realizada a reunião com os representantes das instituições pretendentes a sediarem o PROFQUI na SBQ: professores Gerson S. Mol (representando UnB), Vania Paschoalin (representando a UFRJ) e Dario Windmoller (representando a UFMG).

Antes da reunião a UFRN enviou e-mail informando que não desejaria ser a sede e que ficaria como Instituição Associada no projeto.

Estavam presentes na reunião, além dos representantes dessas instituições, os membros da SBQ: Vitor Francisco Ferreira (Presidentes da SBQ - UFF), Adriano D. Andricopulo (presidente sucessor da SBQ - IFSC-USP), Jailson B. de Andrade (Conselho Consultivo da SBQ - UFBA), Ângelo da Cunha Pinto (ex-Presidente da SBQ - UFRJ), César Zucco (Conselho Consultivo da SBQ - UFSC) e Aldo José Gorgatti Zarbin (secretário geral da SBQ - UFPR).

Após as apresentações, o Prof. Angelo da Cunha Pinto fez algumas perguntas e depois se retirou da reunião devido a conflito de interesse. A seguir a Comissão discutiu e com base nos detalhes e propostas apresentadas decidiu pela UFRJ como Instituição Sede.

No dia 12 de dezembro de 2013 a Comissão apresentou o relatório da avaliação das potenciais Instituições Sede à Diretoria e Conselho da SBQ que o aprovou por unanimidade. Nesse sentido, a IES escolhida, para sediar o Mestrado Profissional em Química (PROFQUI), foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nesta mesma reunião uma nova Comissão foi constituída como a missão de elaboração do projeto-APCN, composta por: Vitor Francisco Ferreira (Presidentes da SBQ - UFF), Jailson B. de Andrade (Conselho Consultivo da SBQ - UFBA), Ângelo da Cunha Pinto (ex-Presidente da SBQ - UFRJ), César Zucco (Conselho Consultivo da SBQ - UFSC), Representante da Instituição Sede (UFRJ), Gerson S. Mol (Diretor da Divisão de Ensino SBQ- UnB) e Dario Windmoller (Chefe do departamento de Química da UFMG).

A Comissão designada deverá iniciar os trabalhos imediatamente e realizará todas as consultas necessárias para garantir o sucesso do Projeto PROFQUI.

Atenciosamente

Vitor Francisco Ferreira
Presidente da SBQ







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299