9/1/2014
Brasil recebe a exposição Túnel da Ciência Max Planck em janeiro
O Brasil recebe, em janeiro, a mostra global Túnel da Ciência Max Planck. Inédita no paÃs, a exposição aborda os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades cientÃficas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro. Â
A mostra estará aberta ao público a partir do dia 30. Grupos e escolas devem agendar sua visita antecipadamente.
Realizada pela Sociedade Max Planck – organização alemã mundialmente conhecida como instituição de ponta no campo da pesquisa cientÃfica e tecnológica –, a iniciativa celebra a Temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014 e conta com o patrocÃnio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outros parceiros.
Criado em 2000, o Túnel da Ciência já visitou 20 paÃses nos cinco continentes e recebeu mais de 9 milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil, é a mais recente – foi lançada na Rússia em 2013. Está distribuÃda em oito módulos de conteúdo: Universo – dos quarks ao cosmo; Matéria – design do mundo microscópico; Vida – dos elementos aos sistemas; Complexidade – dos dados à compreensão; Cérebro – fábrica de maravilhas na cabeça; Saúde – pesquisa para a medicina do futuro; Energia – vida no Antropoceno; e Sociedade – o mundo em mobilidade.
A exposição apresenta os temas em formato interativo e multimÃdia. São imagens, gráficos, exposições, vÃdeos de entrevistas e animações. Um guia digital da mostra conduz o visitante ao mundo das pesquisas da Sociedade Max Planck, uma das mais importantes sociedades de pesquisa do mundo, com mais de 5.300 cientistas, 17 prêmios Nobel e orçamento de € 1,5 bilhão em 2012.
VeÃculo de exploração espacial - A exposição inclui uma réplica do veÃculo de exploração espacial rover Curiosity, enviado pela Nasa ao Planeta Vermelho em 2012, e o Magic Mirror (Espelho Mágico) – tecnologia conhecida como realidade aumentada, que tem efeito semelhante ao de um raio-X e cria a ilusão de que é possÃvel visualizar o próprio corpo internamente, aliando imagens reais e virtuais.
Segundo o coordenador, Peter M. Steiner, a expectativa com o evento é “divulgar e estimular a curiosidade do público brasileiro sobre a importância da ciência e da inovação, construindo uma ponte consistente entre a pesquisa básica moderna e a sua influência em nosso modo de vida e no nosso futuro”.
A exposição tem entrada gratuita e é dirigida ao público acima de 12 anos. Ficará aberta até 21 de fevereiro no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O agendamento antecipado é feito por e-mail.
Programação - Para o evento de abertura, no dia 29, em São Paulo, a Sociedade Max Planck trará o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1991, Erwin Neher. O cientista e seu parceiro Bert Sakmann fizeram descobertas relevantes sobre a função dos canais iônicos nas células e decifraram a comunicação celular. O pesquisador realizará no Teatro do Shopping Frei Caneca uma palestra sobre a sua carreira e atuação no segmento da pesquisa.
Também está prevista uma programação paralela de palestras e mesas-redondas com pesquisadores da Sociedade Max Planck e do Brasil para jovens pesquisadores e cientistas. A primeira mesa de debate, no dia 28, abordará a temática “Divulgação cientÃfica no Brasil e Alemanha” e é organizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI.
O objetivo da mesa-redonda é ressaltar as caracterÃsticas da divulgação cientÃfica nos dois paÃses, promover trocas de experiências e subsidiar possÃveis ações conjuntas. O evento é voltado para profissionais da área de divulgação de ciência, estudantes de pós-graduação na área de comunicação pública da ciência e graduandos em geral.
Os interessados podem obter informações por e-mail.
Mais informações sobre o Túnel da Ciência em páginas português e inglês.Â
Fonte: Ascom do MCTI (com informações da Sociedade Max Planck)
|