.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1019

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


22/3/2012



NOTA DE FALECIMENTO



Profa. Judith Felcman


Marco Aurélio Pacheco, pesquisador do curso de Engenharia de Nanotecnologia da PUC, com quem Judith mantinha um projeto sobre transporte de remédios para células doentes, foi um dos presentes à despedida. No texto que escreveu para a ocasião destacou "o destemido enfrentamento da doença, que nunca a afastou de nossa casa".

– Judith era uma pessoa formadora, incentivadora do ensino multidisciplinar. Fez muito pelos colegas e pela PUC. Teve projetos financiados, inclusive pela Petrobras. Era uma pessoa obstinada, não se abalou com a quarta metástase.

O professor Pércio Augusto Mardini Farias também prestou sua homenagem à colega, enfatizando a contribuição de Judith ao Departamento de Química, onde criou, organizou e consolidou dois importantes laboratórios, de Bioinorgânica e de Análise e Caracterização Química. "Ela era judia. Alguns judeus acreditam na vida eterna, outros não. Se este era o caso dela, terá tido uma ótima surpresa", afirmou padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, presidente da Mantenedora da PUC e da Fundação Padre Leonel Franca, em mensagem a professores e funcionários da universidade.

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), concluiu o mestrado, pela PUC-Rio, em Química Analítica Inorgânica (1980). Fez o doutorado em Química Analítica Inorgânica (1983), e pós-doutorado na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1985 e 1989). Ultimamente, era pesquisadora do Escritório de Desenvolvimento do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio. Especialista em compostos de coordenação de interesse biológico, medicinal e industrial. Orientou 48 teses de mestrado e doutorado. Teve 55 artigos publicados em periódicos e mais de uma centena de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Foi delegada do Brasil e membro associado da Comissão de Dados de Constantes de Equilíbrio da International Union of Pure and Applied Chemistry (1996-1999), e ainda prestava consultoria a órgãos de fomento e instituições governamentais.


Fonte: Portal PUC-Rio Digital






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299