.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1023

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


19/4/2012


Construção de novos laboratórios de inovação começa em maio, afirma CNI


Terá início no próximo mês a construção dos primeiros laboratórios de inovação, frutos da parceria firmada entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Fraunhofer, neste mês. Nesta fase serão construídas oito unidades, nas áreas de polímeros, eletroquímica, energias alternativas, sistemas virtuais de produção e materiais, por exemplo.

"É um investimento amplo e diversificado. O objetivo não é criar novos institutos, mas sim unidades focadas para o segmento pré-competitivo", destacou o gerente executivo de Inovação e Tecnologia da CNI, Jefferson Gomes, em entrevista exclusiva para o Gestão C&T online.

Ao todo, serão 23 laboratórios especializados para atender os diversos setores, num investimento da ordem de R$ 1,5 bilhão. Os recursos são provenientes de um empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Espera-se criar no Brasil uma estrutura nos moldes do grupo alemão, referência mundial na área de laboratórios em rede voltados à inovação e tecnologia.

As primeiras unidades deverão ser lançadas já nos próximos dois anos. A expectativa é que todos estejam prontos até 2017. As áreas atendidas englobam, ainda, tecnologia da informação e comunicação, defesa, tecnologias construtivas e energia, sendo que esta focará tanto no operador nacional (alta tensão), quanto na área de energias alternativas e a partir da biomassa.

"Hoje a indústria brasileira tem poucos laboratórios disponíveis para fazer os testes que precisa", apontou Gomes. Para se ter uma ideia, somente no ano passado, o país importou cerca de US$ 13 bilhões em serviços dessa natureza. "Isso significa que não temos ambiente", completa.

Vale destacar também que será contemplada a área de produção, com institutos de máquinas e ferramentas, automação da produção, micromanufatura, conformação e soldagem, eletroquímica, química aplicada, biotecnologia e logística. Entretanto, Gomes lembra que o trabalho a ser desenvolvido por estas unidades não competirá com o já realizado no país.

"O objetivo é ser complementar ao que a gente já tem. Sobrepor somente quando for necessário regionalmente. No Porto Digital [parque tecnológico de Pernambuco], por exemplo, ao invés de montar um instituto, vamos perguntar no que podemos complementar para o empreendimento crescer mais. É somar e não fazer tudo novamente", concluiu.
(Cynthia Ribeiro para o Gestão C&T online)


Fonte: Gestão C&T online






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299