19/4/2012
35ª REUNIÃO ANUAL
Responsabilidade, Ética e Progresso Social
Simpósio convida à reflexão sobre papel do pesquisador na sociedade
"Espera-se que governos, empresas e profissionais sejam guiados por um código de responsabilidade e ética que garanta que seus desempenhos sejam positivamente reconhecidos pela sociedade." A frase sinaliza o eixo do Simpósio que tratará do tema escolhido para a 35ª Reunião Anual da SBQ - "Responsabilidade, Ética e Progresso Social". Com ela, o coordenador do encontro, Vitor Francisco Ferreira (UFF, SBQ) assinala que os três conceitos permanecem como pontos vitais para a comunidade cientÃfica. O Simpósio, programado para o dia 30 de maio, terá como participantes Hernan Chaimovich Guralnik (USP, FAPESP), Luiz Carlos Dias (UNICAMP, Capes) e Paulo Sérgio Lacerda Beirão (UFMG, CNPq).
|
Vitor F. Ferreira Hernan Chaimovich Luiz Carlos Dias Paulo Sérgio L. Beirão
|
Vitor Ferreira lembra que atualmente existe uma preocupação mundial voltada para essas questões, refletida no número crescente de eventos destinados a discutir indicadores de responsabilidade e progresso social. Os dois em estreita relação com a ética. Ao trazer o tema para uma reunião de quÃmicos, os organizadores enfatizam a responsabilidade de uma ciência central, da qual depende a compreensão humana sobre a natureza, na tarefa de ajudar o paÃs a obter o desejado desenvolvimento sustentável.
Conciliar os três componentes no ambiente cada vez mais complexo e exigente das universidades e centros de pesquisa é uma missão que se coloca hoje para essa comunidade. "Aumentaram no Brasil a produção cientifica e o peso dessa produção na ciência global", recorda, "mas também aumentaram os números de desvios de conduta cientifica".
Ferreira ressalta que a SBQ nos últimos anos tem tratado de forma pontual de algumas questões referentes à ética na academia, através de editoriais da revista QuÃmica Nova. Eles analisam os desvios mais frequentes que afetam instituições em todos os paÃses, observa, apontando para o recente editorial de publicação da American Chemical Society sobre autoplágio. A tarefa de auxiliar os profissionais acadêmicos a verem com mais clareza os limites da conduta ética ganhou recentemente uma contribuição prática, nota, publicação, pela FAPESP, no ano passado, do Código de Boas Práticas CientÃficas.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|