.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1023

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


19/4/2012


35ª REUNIÃO ANUAL
Responsabilidade, Ética e Progresso Social


Simpósio convida à reflexão sobre papel do pesquisador na sociedade


"Espera-se que governos, empresas e profissionais sejam guiados por um código de responsabilidade e ética que garanta que seus desempenhos sejam positivamente reconhecidos pela sociedade." A frase sinaliza o eixo do Simpósio que tratará do tema escolhido para a 35ª Reunião Anual da SBQ - "Responsabilidade, Ética e Progresso Social". Com ela, o coordenador do encontro, Vitor Francisco Ferreira (UFF, SBQ) assinala que os três conceitos permanecem como pontos vitais para a comunidade científica. O Simpósio, programado para o dia 30 de maio, terá como participantes Hernan Chaimovich Guralnik (USP, FAPESP), Luiz Carlos Dias (UNICAMP, Capes) e Paulo Sérgio Lacerda Beirão (UFMG, CNPq).

        Vitor F. Ferreira   Hernan Chaimovich      Luiz Carlos Dias      Paulo Sérgio L. Beirão    

Vitor Ferreira lembra que atualmente existe uma preocupação mundial voltada para essas questões, refletida no número crescente de eventos destinados a discutir indicadores de responsabilidade e progresso social. Os dois em estreita relação com a ética. Ao trazer o tema para uma reunião de químicos, os organizadores enfatizam a responsabilidade de uma ciência central, da qual depende a compreensão humana sobre a natureza, na tarefa de ajudar o país a obter o desejado desenvolvimento sustentável.

Conciliar os três componentes no ambiente cada vez mais complexo e exigente das universidades e centros de pesquisa é uma missão que se coloca hoje para essa comunidade. "Aumentaram no Brasil a produção cientifica e o peso dessa produção na ciência global", recorda, "mas também aumentaram os números de desvios de conduta cientifica".

Ferreira ressalta que a SBQ nos últimos anos tem tratado de forma pontual de algumas questões referentes à ética na academia, através de editoriais da revista Química Nova. Eles analisam os desvios mais frequentes que afetam instituições em todos os países, observa, apontando para o recente editorial de publicação da American Chemical Society sobre autoplágio. A tarefa de auxiliar os profissionais acadêmicos a verem com mais clareza os limites da conduta ética ganhou recentemente uma contribuição prática, nota, publicação, pela FAPESP, no ano passado, do Código de Boas Práticas Científicas.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299