.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1025

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


3/5/2012


Ciência em pauta: Química e sustentabilidade


O que é notícia para os jornalistas quando se fala de Química? Como popularizar temas que sensibilizam cientistas em suas pesquisas e que podem influenciar a vida de milhares de pessoas e causar fortes impactos à natureza?

No dia 7 de maio, numa ação continuada do Ano Internacional da Química promovida pela Sociedade Brasileira de Química, ocorrerá um encontro entre pesquisadores e divulgadores de ciência com a finalidade de confrontar e discutir as relações entre a ciência e o público. Jornalistas, estudantes de comunicação e demais interessados poderão participar desta oportunidade singular próxima à realização da Rio+20.

Na programação, Ildeu de Castro, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, discute o papel da divulgação científica no contexto da Rio+20. Já Luisa Massarani, jornalista e chefe do Museu da Vida/Fiocruz, identifica o que são "pautas quentes" para jornalistas que cobrem a área de ciência. Bons exemplos de interação com o público podem ser vistos na apresentação de Sergio Brandão, um dos criadores do Globo Ciência, que irá exibir criativos vídeos divulgados em programas de TV nacionais e do exterior.

As relações entre Química, energia e meio ambiente serão abordadas pelo professor Claudio Mota, que desenvolve pesquisas dedicadas às alternativas de matérias-primas para a indústria (como o "propeno verde") que reduzem as agressões ao meio ambiente. Já o professor e ex-diretor do Instituto de Química da UFRJ, Angelo da Cunha Pinto, revela as possibilidades de se desenvolver fármacos essenciais à saúde, a partir de pesquisas universitárias que dialoguem com as inovações tecnológicas.

A professora e pesquisadora do Instituto de Química da UFRJ, Claudia M. Rezende, destaca que o ciclo de palestras inaugura uma sequência de eventos que ocorrerá em vários estados, desdobrando o Ano Internacional da Química no Brasil da Sociedade Brasileira de Química-SBQ, comemorado em 2011. No Rio, a parceria entre a SBQ e sua regional Rio, o Museu da Vida/Fiocruz e a Casa da Ciência da UFRJ propiciaram a realização deste ciclo, que acontece a partir das 9h, no auditório da Casa, situado na Rua Lauro Müller n. 3, Botafogo.

Entrada Franca
Local: Casa da Ciência da UFRJ - R. Lauro Müller, 3 – Botafogo.
Programação: www.casadaciencia.ufrj.br e twitter.com/casadaciencia
Realização: Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Museu da Vida/Fiocruz e Casa da Ciência da UFRJ Apoio: Ano Internacional da Química no Brasil (AIQ); SBQ-Regional Rio; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT/INOFAR); Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Assessoria de Comunicação: Fernando Pedro - fernando@casadaciencia.ufrj.br.


Fonte: Claudia M. Rezende (UFRJ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299