3/5/2012
Ciência em pauta: QuÃmica e sustentabilidade
O que é notÃcia para os jornalistas quando se fala de QuÃmica? Como popularizar temas que sensibilizam cientistas em suas pesquisas e que podem influenciar a vida de milhares de pessoas e causar fortes impactos à natureza?
No dia 7 de maio, numa ação continuada do Ano Internacional da QuÃmica promovida pela Sociedade Brasileira de QuÃmica, ocorrerá um encontro entre pesquisadores e divulgadores de ciência com a finalidade de confrontar e discutir as relações entre a ciência e o público. Jornalistas, estudantes de comunicação e demais interessados poderão participar desta oportunidade singular próxima à realização da Rio+20.
Na programação, Ildeu de Castro, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, discute o papel da divulgação cientÃfica no contexto da Rio+20. Já Luisa Massarani, jornalista e chefe do Museu da Vida/Fiocruz, identifica o que são "pautas quentes" para jornalistas que cobrem a área de ciência. Bons exemplos de interação com o público podem ser vistos na apresentação de Sergio Brandão, um dos criadores do Globo Ciência, que irá exibir criativos vÃdeos divulgados em programas de TV nacionais e do exterior.
As relações entre QuÃmica, energia e meio ambiente serão abordadas pelo professor Claudio Mota, que desenvolve pesquisas dedicadas à s alternativas de matérias-primas para a indústria (como o "propeno verde") que reduzem as agressões ao meio ambiente. Já o professor e ex-diretor do Instituto de QuÃmica da UFRJ, Angelo da Cunha Pinto, revela as possibilidades de se desenvolver fármacos essenciais à saúde, a partir de pesquisas universitárias que dialoguem com as inovações tecnológicas.
A professora e pesquisadora do Instituto de QuÃmica da UFRJ, Claudia M. Rezende, destaca que o ciclo de palestras inaugura uma sequência de eventos que ocorrerá em vários estados, desdobrando o Ano Internacional da QuÃmica no Brasil da Sociedade Brasileira de QuÃmica-SBQ, comemorado em 2011. No Rio, a parceria entre a SBQ e sua regional Rio, o Museu da Vida/Fiocruz e a Casa da Ciência da UFRJ propiciaram a realização deste ciclo, que acontece a partir das 9h, no auditório da Casa, situado na Rua Lauro Müller n. 3, Botafogo.
Entrada Franca
Local: Casa da Ciência da UFRJ - R. Lauro Müller, 3 – Botafogo.
Programação: www.casadaciencia.ufrj.br e twitter.com/casadaciencia
Realização: Sociedade Brasileira de QuÃmica (SBQ), Museu da Vida/Fiocruz e Casa da Ciência da UFRJ
Apoio: Ano Internacional da QuÃmica no Brasil (AIQ); SBQ-Regional Rio; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT/INOFAR); Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Assessoria de Comunicação: Fernando Pedro - fernando@casadaciencia.ufrj.br.
Fonte: Claudia M. Rezende (UFRJ)
|