.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1025

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


3/5/2012


BrazMedChem 2012: Química Medicinal reúne comunidade nacional e internacional do setor


O número de pesquisadores dedicados à Química Medicinal tem aumentado expressivamente no país nos últimos anos. Novas divisões dentro dessa área de conhecimento multidisciplinar e as conquistas da tecnologia de ponta ampliam a quantidade de temas a serem assimilados e discutidos. Manter-se atualizado com os avanços da QM exige, assim, o acompanhamento constante por parte dos profissionais. Para isso, a 6ª edição do BrazMedChem, Simpósio Internacional de Química Medicinal, vai reunir alguns dos principais pesquisadores mundiais do setor, de 28 a 31 de outubro, em Canela (RS), em evento realizado com o apoio da SBQ.

O tema do encontro de 2012 é "Doenças do Século XX e Estratégias de Planejamento de Fármacos do Século XXI", com o objetivo de mostrar etapas de evolução conquistadas nos anos recentes, explica Vera Lucia Eifler Lima, da UFRGS, e presidente do evento. A palestra de abertura enfocando esse cenário ficará a cargo de Philip Porthoguese, editor da principal publicação da área, o Journal of Medicinal Chemistry. A reunião foi organizada ao redor dos eixos básicos: Síntese e Atividade Farmacológica, Desenvolvimento de Novos Fármacos com o Auxílio do Computador e outras Ferramentas, Planejamento, Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos, e a importância dos Produtos Naturais para a Descoberta de Fármacos (veja a programação completa, aqui).

O BrazMedChem é realizado a cada edição em local diferente com a finalidade de abrir oportunidades para estudantes das diversas regiões do país. Os encontros já foram feitos em Caxambu (MG), Rio de Janeiro, São Carlos, Porto de Galinhas e Ouro Preto. "Agora queremos integrar também os países do Mercosul", explica Vera Eifler Lima, avaliando que o simpósio deverá contar com cerca de 400 participantes. "Eu vejo um grande interesse na área, atualmente, por parte de estudantes de graduação e pós-graduação", observa. Esse interesse vem se refletindo também, constata, na quantidade e qualidade dos trabalhos feitos por esses jovens pesquisadores, relatados em publicações e congressos nacionais. "Não há dúvidas de que teremos nestes três dias, os mais importantes químicos medicinais da atualidade reunidos numa pequena e agradável cidade deste País", finaliza a Professora Vera Eifler.

Maiores informações


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299