3/5/2012
BrazMedChem 2012: QuÃmica Medicinal
reúne comunidade nacional e internacional do setor
O número de pesquisadores dedicados à QuÃmica Medicinal tem aumentado expressivamente no paÃs nos últimos anos. Novas divisões dentro dessa área de conhecimento multidisciplinar e as conquistas da tecnologia de ponta ampliam a quantidade de temas a serem assimilados e discutidos. Manter-se atualizado com os avanços da QM exige, assim, o acompanhamento constante por parte dos profissionais. Para isso, a 6ª edição do BrazMedChem, Simpósio Internacional de QuÃmica Medicinal, vai reunir alguns dos principais pesquisadores mundiais do setor, de 28 a 31 de outubro, em Canela (RS), em evento realizado com o apoio da SBQ.
O tema do encontro de 2012 é "Doenças do Século XX e Estratégias de Planejamento de Fármacos do Século XXI", com o objetivo de mostrar etapas de evolução conquistadas nos anos recentes, explica Vera Lucia Eifler Lima, da UFRGS, e presidente do evento. A palestra de abertura enfocando esse cenário ficará a cargo de Philip Porthoguese, editor da principal publicação da área, o Journal of Medicinal Chemistry. A reunião foi organizada ao redor dos eixos básicos: SÃntese e Atividade Farmacológica, Desenvolvimento de Novos Fármacos com o AuxÃlio do Computador e outras Ferramentas, Planejamento, Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos, e a importância dos Produtos Naturais para a Descoberta de Fármacos (veja a programação completa, aqui).
O BrazMedChem é realizado a cada edição em local diferente com a finalidade de abrir oportunidades para estudantes das diversas regiões do paÃs. Os encontros já foram feitos em Caxambu (MG), Rio de Janeiro, São Carlos, Porto de Galinhas e Ouro Preto. "Agora queremos integrar também os paÃses do Mercosul", explica Vera Eifler Lima, avaliando que o simpósio deverá contar com cerca de 400 participantes. "Eu vejo um grande interesse na área, atualmente, por parte de estudantes de graduação e pós-graduação", observa. Esse interesse vem se refletindo também, constata, na quantidade e qualidade dos trabalhos feitos por esses jovens pesquisadores, relatados em publicações e congressos nacionais. "Não há dúvidas de que teremos nestes três dias, os mais importantes quÃmicos medicinais da atualidade reunidos numa pequena e agradável cidade deste PaÃs", finaliza a Professora Vera Eifler.
Maiores informações
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|