.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1003

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


10/11/2011


CRQ-SP propõe currículo de referência para o bacharelado


A Comissão Técnica de Ensino Superior do Conselho Regional de Química IV Região elaborou proposta para ampliação dos currículos de graduação nas modalidades bacharelado e bacharelado com atribuições tecnológicas. A sugestão tem como objetivo adequar a formação dos futuros profissionais às necessidades das empresas e inclui na grade, como disciplinas formais, nanotecnologia, microbiologia, bioquímica industrial, desenvolvimento de materiais e sustentabilidade, entre outras. Para isso, a carga horária mínima do bacharelado passaria das 2.400 horas atuais, para 2.670 e, no curso com atribuições tecnológicas, para 3.180 horas.

O trabalho tomou como referência as matrizes curriculares de instituições de ensino de reconhecida qualificação, que já mantêm essas disciplinas em seus cursos, explica a coordenadora de Comissões Técnicas do CRQ, Andrea de Batista Mariana. A Comissão, criada em 2004, baseou-se, ao mesmo tempo, em informações fornecidas pelos coordenadores de cursos, em seus contatos com o órgão. Assim como nas impressões obtidas das empresas com quem o CRQ se relaciona. A montagem do currículo recomendado foi norteada pela resposta à questão sobre quais conhecimentos deveriam fazer parte da formação de um bom profissional. O documento inclui também uma revisão da bibliografia para os cursos, a partir da avaliação dos integrantes da Comissão, formada por 15 profissionais da área. O CRQ pretende encaminhar a proposta aos órgãos estaduais de educação e apresentá-la às instituições de ensino, ressaltando seus benefícios.

A preocupação do CRQ com a modernização dos cursos parte da experiência do órgão ao exercer sua função de conferir atribuições aos registros profissionais dos químicos, nota a coordenadora. Embora muitas escolas já mantenham em seus projetos educacionais uma grande curricular atendendo às novas necessidades de formação, há um número expressivo de instituições que se mantêm restritas à carga horária mínima, considerada insuficiente pelos especialistas. Veja aqui o documento do CRQ-IV.
























SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299