.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1004

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


17/11/2011


Presidente do CNPq propõe reforço na parceria entre empresas, universidades e governo


Para crescer e se tornar um país desenvolvido o Brasil precisa investir na conjunção de esforços de empresas, universidades e governos em prol da pesquisa e inovação. A afirmação é de Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), feita ontem (9) na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em solenidade pelos dos 60 anos do CNPq.

Oliva participou de um encontro que reuniu reitores e pró-reitores de todas as universidades federais e estaduais do Paraná, além de algumas instituições privadas, e foi homenageado pelo trabalho desenvolvido pela entidade. "A prática científica é muito jovem no Brasil. Felizmente o país acordou para a importância do investimento na ciência e tecnologia", disse Oliva."Temos uma parceira muito grande com o Sistema Indústria, que vemos com bons olhos. Iniciativas como esta, que aproxima o setor produtivo de universidades e coloca os pesquisadores dentro das indústrias, são fundamentais para inserir o Brasil na sociedade do conhecimento", afirmou Oliva, parabenizando o trabalho desenvolvido no Paraná de apoio à inovação.

A gerente de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai PR, Sonia Parolin, destacou a parceria com o CNPq como essencial para estimular o desenvolvimento do estado. "Isso sinaliza uma maior aproximação da pesquisa com a indústria". Uma das parcerias do CNPq com o Senai é para a concessão de bolsas de pesquisa. Os projetos são selecionados por meio do Edital Senai de Inovação e são desenvolvidos pelo Senai, em parceria com as empresas. "O Senai PR também estimula seus parceiros e empresas a participarem de editais do CNPq para angariar recursos para a inovação", disse, lembrando o papel do Centro Internacional de Inovação (C2i), uma das áreas de atuação do Senai de apoio à inovação.

Na avaliação do presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, o Paraná precisa de uma aproximação maior com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que pode ser conquistada por meio de parcerias com o CNPq. "O Paraná precisa do apoio das entidades federais para crescer".

Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, sugeriu aumentar os recursos que o CNPq direciona para o Paraná como uma das formas de impulsionar o desenvolvimento. "Precisamos também trabalhar melhor as políticas públicas para ciência, tecnologia e informação". O presidente do CNPq aceitou o desafio, afirmando que só o conhecimento, ciência, tecnologia e educação farão do Brasil um país desenvolvido. (Com informações da Fiep)


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq










SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299