.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1006

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


1/12/2011


Lançamento de livro


"As Cartas de Tsuji: A história de um pesquisador e seus alunos criando uma empresa de base tecnológica"


Objetivo: Estimular o empreendedorismo entre pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação dentro de universidades


Sumário:

O livro tem como base um romance sobre a vida de pesquisador acadêmico na área de ciência/engenharia que decide abrir uma empresa, mas não sabe como. Ao longo do romance são colocados quadros técnicos separados que explicam temas como propriedade intelectual, estudos de mercado, perfil empreendedor, plano de negócio, importância de network, Vale do Silício, Rota 128, Escola de Sagres, entre outros.

O romance começa com João (pesquisador) no leito de morte de seu mentor japonês, Tsuji que lhe deixará uma caixa especial com cartas. Cada carta será uma dica para João no seu caminho empreendedor e essas cartas serão abertas no decorrer do romance.

Tsuji Sensei, o mentor acadêmico empreendedor, passa parte da infância em um mosteiro Zen Budista e vai estudar engenharia elétrica em Tóquio. Vai então participar diretamente da guerra na indústria de micro-eletrônica entre Japão e EUA. Vai trabalhar no Vale do Silício contando várias histórias interessantes. O pai de João, um português dono de padaria, é um empreendedor mas não entende a importância da ciência. Para explicar o valor da ciência nessa parte do romance aparece a Escola de Sagres, a "NASA do século XIV" que agrupou sábios de todas as áreas em Sagres (Portugal) e de onde saíram grandes inovações para as navegações. O romance a partir de um ponto segue por três caminhos diferentes: João decide abrir uma empresa, João não abre a empresa, mas decide licenciar a tecnologia para uma grande empresa e João decide não fazer nada com sua tecnologia e publica seus resultados em uma revista científica.


Público alvo:

Este é um livro que trata de educação empreendedora e tem com leitor alvo estudantes de graduação, de pós graduação e professores/pesquisadores das áreas de ciências naturais (química, física, biologia), todas as engenharias, farmácia, veterinárias e áreas com administração e econômica.


Fonte: Rochel Monero Lago (UFMG)









SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299