.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1007

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


8/12/2011


Embrapa promove encontro sobre Metabolômica


Tecnologia que oferece resultados únicos para a caracterização fisiológica de organismos, a Metabolômica será tema de encontro promovido pela Embrapa Agroenergia, dia 14/12, em Brasília. O evento terá como foco a instrumentação e as técnicas baseadas em espectrometria de massas utilizadas em metabolômica de microrganismos e plantas.

Segundo a pesquisadora Patrícia Verardi Abdelnur, da Embrapa Agroenergia, Metabolômica é "a tecnologia voltada para o fornecimento de uma visão geral compreensiva qualitativa e quantitativa dos metabólitos presentes em organismo". Ainda de acordo com a pesquisadora, ela "possui potencial de expansão mundial devido à importância, aplicabilidade e respostas obtidas pelos experimentos, no entanto, ainda são relativamente poucos os grupos trabalhando com o tema".

O pesquisador João Ricardo M. de Almeida, também da Embrapa Agroenergia, afirma que "a identificação e a quantificação dos metabólitos que determinado organismo produz permite a sua caracterização fisiológica, facilitando a identificação de alvos para o melhoramento genético". Essa pode ser uma das formas de empregar a metabolômica.

Durante o evento do dia 14, palestras serão ministradas por especialistas do Brasil e do exterior que são destaque na área. A programação inclui palestras sobre instrumentações e técnicas em metabolômica e o uso destas para a compreensão de vias metabólicas de organismos e plantas. Já confirmaram presença: Adriano Nunes-Nesi, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Carlos Labate, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP); Gabriela Gebrin Cezar, da Stemina Biomaker Discovery (Estados Unidos); Michael Easterling, da Bruker (Estados Unidos); Michael Murgu, da Waters (Estados Unidos); Reinaldo Almeida, da Advion (Alemanha); Rodrigo Ramos Catharino, da Universidade de Campinas (Unicamp); Silas Granato Villas-Bôas, da Universidade de Auckland (Nova Zelândia).

Mais informações e a programação completa do evento estarão disponíveis no site da Embrapa Agroenergia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail metabolomica.cnpae@embrapa.br, informando nome completo, instituição e ocupação.


Fonte: Vivian Chies (Embrapa)


















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299