8/12/2011
Sessão de encerramento do Ano Internacional da QuÃmica
|
Jailson Bittencourt de Andrade |
A sessão de encerramento do Ano Internacional da QuÃmica, em 01 de dezembro de 2011, em Bruxelas, Bélgica, foi memorável! O programa (abaixo) enalteceu a importância da QuÃmica para a vida e a sustentabilidade do planeta.
Dois aspectos destacados pela maioria dos palestrantes foram: a importância do AIQ para melhoria da imagem da QuÃmica junto à população em geral e frente aos “tomadores de decisões”; e que a educação, em todos os nÃveis, é essencial para a sustentabilidade.
A participação de dez jovens cientistas denominados “Young Leaders” abriu o debate sobre o tema: "The world in 2050: our expectations from the life sciences, chemistry industry and governments to build a better world by 2050". Dentre eles, destacou-se o Engenheiro QuÃmico Brasileiro Rui Vogt Alves da Cruz, Senior R&D Manager da Dow Chemical, no Texas, USA.
Em resposta aos “Young Leaders” (e interagindo com eles) seguiram-se duas notáveis conferencias: Ada Younath, Premio Nobel de 2009, que abordou o tema “Is there a limit to life expectancy? Wishes, predictions and reality”; e Jean-Luc Brédas, Premio Francqui 1997, com o tema “Chemistry and Energy”.
Na mesa redonda seguinte, os seis participantes discutiram os temas abordados nas apresentações anteriores e exploraram os desafios que a indústria e a ciência enfrentam para demonstrarem ao publico o valor dos avanços cientÃficos.
Na sessão oficial de encerramento o Prof. Dr. Maciej Nalecz, voltou a destacar a importância do AIQ e convidou os presentes a não encerrar o AIQ, mas sim, dar inicio à continuidade das ações que valorizam a importância da QuÃmica.
As ações desenvolvidas pela SBQ no Brasil, especialmente com relação ao pH do planeta, estão em plena harmonia com o que ocorreu nos demais paÃses que participaram intensamente do AIQ.
Programa
- 14h00: Opening
- Welcome by Christian Jourquin, Chief Executive Officer of Solvay
- Opening of the Ceremony by HRH Prince Philippe
- Address by EU Commissioner for Research, Innovation and Science Máire Geoghegan-Quinn
- Address by IUPAC President Prof. Nicole Moreau : Year 2011, a brief summary
- 14h30: Setting the debate
- Introduction to the Young Leaders presentation by Andrew Liveris, President, Chairman and
Chief Executive Officer of The Dow Chemical Company
- Young Leaders' presentation: "The world in 2050: our expectations from the life sciences, chemistry,
industry and governments to build a better world by 2050"
- 15h15: Scientists' response
Prof. Ada Yonath, Nobel Prize Chemistry 2009
- 16h00: Coffee break
- 16h30: Scientists' response
Prof. Jean-Luc Brédas , Francqui Prize 1997
- 17h15: Round Table composed of :
Ellen J. Kullman, Chief Executive Officer of DuPont and Jean Stephenne,
President of GSK Biologicals, Prof. Ada Yonath and Prof. Jean-Luc Brédas,
Dr. Stefan Michalowski, Executive Counselor of the OECD Global Science Forum and Hanna Trojanowska, Under-Secretary of State in the Ministry of Economy of Poland to be moderated by Mrs Jacki Davis. The panel will discuss the findings of the earlier presentations as well as explore the challenge that industry and science face in demonstrating to the public the value of scientific advances.
- 18h15: Concluding remarks by Kurt Bock, Chairman of the Board of Executive Directors of BASF SE
- 18h20 : Official closing by Prof. Dr. Maciej Nalecz, Director, Division of Basic and
Engineering Sciences, UNESCO, Paris
Fonte: Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA)
|