.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1008

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


15/12/2011


Brasileiros patenteiam reagente com alto poder de dissolução


Universol



Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descobriram e depositaram pedido de patente de um composto que dissolve praticamente qualquer material orgânico ou inorgânico. O poder do reagente batizado de Universol que já está a venda via CTIT-UFMG para 42 dos maiores países do mundo, é tamanho que ele solubiliza, sem auxílio de mais nada (temperatura, banho de ultra-som, uso de micro-ondas analítico, é tudo feito a temperatura ambiente), praticamente tudo, exceto vidro, plástico, e metais essenciais e tóxicos em qualquer amostra, exceto as citadas.

O tempo de solubilização da amostra que forma uma suspensão com o Universol ("do inglês slurry") varia de instantaneamente a 30 minutos, dependendo da natureza da amostra. Para amostras líquidas usa-se, por exemplo, 500 µL da amostra e 500 µL do Universol. No caso de amostras sólidas, usualmente pesam-se 50mg da amostra e adicionam-se 1000 µL do Universol. O agente resolve um problema antigo ao ser capaz de dissolver rapidamente, de forma eficaz, com baixíssimo custo e sem alterar a composição química da substância uma variada gama de amostras de interesse analítico.

A dissolução é um passo essencial para a análise de amostras, usada para avaliações de controle de qualidade ou da presença de componentes inorgânicos ou orgânicos, tóxicos ou não.

"Por exemplo, para análise de minerais essenciais ou comprovadamente tóxicos ao organismo humano ou animal bastam adicionar em tubos tipo ependorf, 500 µL de sangue integral com 500 µL de Universol e agitar manualmente. Forma-se, assim, uma suspensão homogênea e estável indefinidamente. Esta, pode ser analisada diretamente pela técnica de Espectrometria de Absorção Atômica em Chama – FAAS, um equipamento de custo relativamente barato existente em praticamente todos os laboratórios de análises químicas ou por injeção pelo pipetador automático de um Espectrômetro de Absorção Atômica em Forno de Grafite – GF AAS, também comum hoje em dia em laboratórios de análise química e com uso de cerca de 10 ou 20 µL da amostra assim solubilizada. Levando-se o pH a 7.00 com outro reagente de baixo custo ele pode ser utilizado para analisar praticamente qualquer metal ou semi-metal da tabela periódica (essencial ou tóxico) pelas técnicas de ICP OES ou ICP-MS que analisam rapidamente e de forma multi-elementar praticamente todos os elementos de interesse nas amostras ingeridas pelo homem ou faz um mineralograma para saber quais os elementos essenciais o organismo do qual foi coletado o sangue necessita ou tem em excesso e quais, e em que extesão, o organismo contém metais comprovadamente tóxicos e sem função no organismo como é o caso do arsênio inorgânico, mercúrio, cádmio, alumínio, chumbo entre outros" ressalta o professor José Bento.

O Universol foi testado e solubiliza tudo que é vegetal (de folhas, frutos, verduras, flores, cascas, raízes, tubérculos, algas, etc), tudo que é biológico (de tecidos de animais e humanos, carnes em geral – frango, vísceras, carne de bonivos, de eqüinos, caprinos e humana, entre outras, sangue integral humano ou animal, urina, unhas, cabelo, pele, até células) o que pode ser um passo para outros produtos em estudo para destruição dos microorganismos que causam diversas doenças.

Solubiliza também rapidamente outros produtos (como balas, pães, massas, farinhas em geral, macarrão, bolachas, biscoitos, cafés, chocolates, achocolatados, manteiga, doces, sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, gelatinas, sementes variadas, arroz, feijão, enlatados em geral, ovos integrais ou separados clara e gema, tudo que é comestível em geral. O reagente também solubiliza todos os tipos de cosméticos (como sabonetes, xampus, desodorantes, cremes, esmalte de unhas, sombras, batons, tintura de cabelo, pós compac tos, etc) até produtos de difícil solubilização como nafta, petróleo, cimento, asfalto e pedras). Por isso pode ser considerado um agente solubilizante praticamente universal.

Os autores da descoberta são os professores José Bento Borba da Silva e Claudio Luis Donnici, do Departamento de Química da UFMG.

A substância, registrada com a marca Universol, está pronta para ser aplicada e ter sua tecnologia transferida a empresas que desejem produzir e comercializar o produto em larga escala.

Apesar do seu enorme poder solubilizante, o Universol é um reagente barato e seguro, que pode ser manipulado sem complicações em qualquer laboratório e com a utilização de frascos de vidro ou de plástico (tipo eppendorf) comuns", ressalta o professor José Bento.

Com o desenvolvimento deste método, mais simples e adequado para preparação de amostras, evitam-se dissoluções ácidas, extrações e outras dificuldades para o uso de técnicas espectrométricas de análise química, tornando-o mais viável para análises de grande quantidade de qualquer tipo de amostras para avaliação da sua composição química, especialmente quanto aos componentes inorgânicos, explica o professor José Bento.

Simplicidade impressionante

O professor Cláudio Donnici conta que os estudos foram patrocinados por um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), cujo objetivo era também o de consolidar estudos ambientais avançados, já que o reagente se mostrou eficiente também para tratamento de esgotos e de áreas contaminas como é o caso da Lagoa da Pampulha-BH em Minas Gerais.

"A intenção era estabelecer novas tecnologias científicas e computacionais para o monitoramento ambiental e análise de poluentes. Dentre as várias descobertas realizadas nesses anos de pesquisas, destacamos o desenvolvimento do Universol", comenta o professor Cláudio Donnici.

"O problema preliminar de análise química orgânica ou inorgânica dos mais diversos materiais é obter a total dissolução das amostras, com a formação de soluções homogêneas, de modo a não alterar sua composição química", esclarece.

O professor Donnici revela que a equipe ficou impressionada com o que descobriu, uma vez que a composição é relativamente simples e barata, "de alta eficiência e rapidez e de escopo e aplicabilidade enormes".


Fonte: José Bento Borba da Silva (UFMG)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299