.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1008

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


15/12/2011


A origem do biodiesel e as primeiras patentes



No último dia 13 de setembro a comunidade do biodiesel foi abalada pela notícia do falecimento do Prof. Expedito Parente. Para quem não conhece, Expedito foi engenheiro químico e professor da Universidade Federal do Ceará, tendo se dedicado desde o final da década de 1970 a trabalhar com biodiesel e a divulgar este combustível pelo país afora, sendo ele provavelmente o principal responsável por sensibilizar os nossos políticos para introduzir o biodiesel na nossa matriz energética. No entanto, apareceram inúmeras notas de pesar pela morte do Prof. Expedito Parente na mídia, inclusive dos nossos dirigentes políticos, onde lhe era atribuída à invenção do biodiesel e autoria da primeira patente mundial sobre o tema. Para nós brasileiros é essencial neste momento um importante esclarecimento sobre o assunto.

A história do biodiesel, relatada em Química Nova (Suarez. P.A.Z.; Meneghetti, S.M.P., Vol. 30, No. 8, 2068-2071, 2007), inicia na Europa na década 1930, quando se realizaram pesquisas para encontrar alternativas para contornar o desabastecimento de petróleo resultante dos conflitos que estavam acontecendo. Uma dessas pesquisas, lideradas pelo belga G. Chavanne, resultou na primeira patente mundial descrevendo a transformação de óleos vegetais em uma mistura de ésteres, metílicos ou etílicos de ácidos graxos, que hoje é conhecida como biodiesel (Chavanne, G.; Patente Belga BE 422,877, 1937), tendo posteriormente relatado testes rodando mais de 20.000 km com veículos abastecidos com biodiesel resultante da transesterificação de óleo de dendê com etanol (Chavannes, G.; Bulletin agricole du Congo Belge, vol. XXXIII, p3-90, mars 1942.). Essa tecnologia patenteada por Chavanne foi atestada em estudos de campo realizados em outros países europeus com resultados satisfatórios (Por exemplo, ler artigo publicado na Revue de L´institut Français du Pétrole, Vol. 38, No 1, Janvier-février 1983). Nos Estados Unidos, outras tecnologias para produção de biodiesel foram desenvolvidas e patenteadas, como por exemplo, modificações no processo para poder usar óleos de alta acidez (Keim, G. I.; Patente Americana US 2,383-601, 1945).

Finalmente, ao enaltecer a grande contribuição que o Prof. Expedito Parente deu ao biodiesel no Brasil, acredito ser importante dar o devido mérito da invenção do biodiesel aos pioneiros que durante as décadas de 1930 e 1940 trabalharam arduamente para desenvolver esse biocombustível.


Fonte: Paulo A. Z. Suarez (UnB)















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299