.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1008

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


15/12/2011



Esquina da Ciência estreita cooperação científica entre Brasil e EUA


O diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Guilherme Sales, e o Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, abriram oficialmente na manhã de hoje (12) na sede do CNPq o espaço Esquina da Ciência.

Na oportunidade, Sales destacou a ampla parceria que o país tem com os EUA, inclusive no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. “Tenho certeza que esse espaço trará muitos frutos. Queremos aumentar a nossa interação com países com maior experiência em Ciência e Tecnologia, principalmente em áreas prioritárias”, afirmou. De sua parte o Embaixador Shannon disse que a cooperação entre os dois países é algo muito natural. “Esse espaço é um ponto de união entre o Brasil e os Estados Unidos. Queremos mostrar o compromisso total do nosso país para o sucesso do Brasil”, destacou.

Após a inauguração ocorreu a primeira atividade do projeto. Uma mesa reunindo pesquisadoras norte-americanas e brasileiras discutiu a Inserção de Jovens Mulheres no fazer Ciência. Três norte-americanas e três brasileiras integraram a mesa. Pelos EUA participaram a professora da Universidade de Alaska, Erin Pettit; a pesquisadora do Instituto Nacional da Saúde, Washington D.C, Ofelia Olivero; e Candace Carroll, pós-doutoranda em Ciências Biomédicas do Hospital de St. Jude. As brasileiras foram a socióloga e servidora do CNPq, Maria Isabel Tavares; a professora e pesquisadora do CGEE, Fernanda Sobral, e a coordenadora geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Vera Soares.

Isabel falou sobre a visita que fez aos EUA em fevereiro desse ano. Ela destacou o mentoring (programa institucionalizado onde um pesquisador mais experiente aconselha estudantes de todos os níveis) como uma iniciativa que pode ajudar o Brasil a superar o déficit de inserção das mulheres no fazer ciência. Já Erin Pettit contou sobre a sua experiência como mentora de adolescentes, estudantes do Ensino Médio. “O interesse em manter a força feminina na Ciência é muito estimulante”.

Esquina - A Esquina é aberta ao público e oferece acesso a livros científicos, revistas, DVDs, bases de dados on-line e softwares , além de estações de trabalho selecionadas para apoiar os esforços de pesquisa e ensino sobre temas como meio ambiente, energia sustentável, saúde, mulheres e ciência e agrociência, entre outros.

A iniciativa também promoverá atividades como palestras, videoconferências, exposições e uma ampla programação científica, com o objetivo de criar um diálogo sobre as ciências entre brasileiros e norte-americanos. Os principais objetivos da parceria são fortalecer a cooperação entre os dois países no campo da Ciência e Tecnologia, bem como de ofertar suporte de informações para estudantes, cientistas, pesquisadores e à comunidade interessada.






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299