.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1008

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


15/12/2011



Lançado decreto que regulamenta o Programa Ciência sem Fronteiras

A presidente da República, Dilma Rousseff, assinou na manhã desta terça-feira (13) o Decreto 7.642, que define os objetivos do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), além de instituir o Comitê de Acompanhamento e Assessoramento e o Comitê Executivo do Programa. Na solenidade também foram divulgados os primeiros 1.500 bolsistas, que partem para os Estados Unidos no início de 2012, e assinados os termos de compromisso com empresas da iniciativa privada, que ao todo concederam 26 mil bolsas.

 

Participaram da cerimônia os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, da Educação, Fernando Haddad, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães. O lançamento, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, teve ainda a participação de embaixadores de diversos países, reitores de universidades públicas, representantes de empresas, indústrias e bancos, além de estudantes.

 

País do futuro – A presidente Dilma lembrou que houve descrença quanto à participação das empresas no Ciência sem Fronteiras, quando do anúncio em 26 de julho deste ano, entretanto, o desafio foi plenamente atingido. Ela também destacou a transversalidade social do Programa, que valoriza o mérito dos alunos. “Vamos garantir aos estudantes que não vêem das classes mais abastadas desse país, as mesmas oportunidades, superando a barreira da língua. As universidades públicas oferecerão cursos de idiomas para os alunos com mais de 600 pontos no Enem”, informou.

Dilma disse ainda que o governo está fazendo um grande esforço de formação de massa crítica em áreas prioritárias para o Brasil. “A partir de agora começa o Ciência sem Fronteiras, mas houve um árduo trabalho prévio”. Nesse ponto da sua fala destacou o trabalho e o empenho dos dirigentes do CNPq e da Capes, que realizaram vários encontros no exterior com representantes de universidades para assegurar a participação do maior número possível de entidades como parceiras. “Somos de fato um país muito rico, mas o que temos certeza que vamos precisar nos próximos anos, são homens e mulheres muito bem preparados para absorver tecnologia e inovar”, enfatizou.

O ministro Mercadante falou sobre a história do programa e disse que o Brasil pretende atrair pesquisadores de excelência, brasileiros ou não. “Esse programa será seguramente o que precisamos para dar um salto de qualidade na formação de recursos humanos”. O ministro também anunciou a nova página do CsF na internet, que integra CNPq e Capes, www.cienciasemfronteiras.gov.br .

Em sua fala o ministro Haddad pontuou sobre a necessidade de atender cada brasileiro da creche a pós-graduação. “Se o direito a educação for um direito universal, essa nação está com seu futuro assegurado”. Ele também adiantou que haverá uma remuneração para professores e pós-graduandos que ministrarem aulas de idiomas para os estudantes elegíveis ao CsF. “Queremos enviar a elite para esse Programa, mas a elite intelectual”, finalizou.

 

Veja a galeria de imagens do evento







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299