.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1008

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


15/12/2011



Federal de Viçosa homenageia Etelvino Bechara

Trajetória do pesquisador e contribuição para vida cultural do país motivaram a "Ordem do Mérito", conferida por ex-alunos



A Associação dos Ex-Alunos de Universidade Federal de Viçosa homenageou, no último dia 10, o professor Etelvino Bechara, do IQ da USP e da Universidade Federal de São Paulo. A medalha da Ordem do Mérito do Ex-Aluno é conferida anualmente pela instituição a personalidades que contribuíram de forma excepcional para o prestígio das ciências e das artes. Membro fundador da SBQ, da qual é o associado número 3, Etelvino Bechara foi escolhido pela entidade em razão da amplitude de sua atuação científica, pela presença na vida cultural do país, como divulgador da ciência e participação no desenvolvimento da política de CT&I.

Efraim Lázaro Reis, do Departamento de Química da UFV, ao saudar o homenageado lembrou que o trabalho de pesquisa de Bechara obteve êxito em várias áreas, ressaltando o estudo dos radicais livres derivados de oxigênio em sistemas biológicos. Assinalou a formação de dezenas de mestres e doutores e a publicação de mais de 140 artigos científicos abrangendo a quimioluminescência orgânica, bioluminescência e estresse oxidativo. "As características do homem e do intelectual Etelvino Bechara têm tudo a ver com uma universidade como a nossa", afirmou, "são aquelas de não se submeter às dificuldades do caminho, opor-se a toda a opressão e não se conformar com a vitória alcançada, avançando cada vez mais".

Mineiro de Caparaó, Etelvino Bechara foi aluno do curso técnico agrícola da então Universidade Rural de Viçosa, onde tomou contato, no ensino médio, com a ciência e com a química, conforme relata em seu depoimento para o livro "Simão Mathias Cem Anos, Química e História da Química". Professor titular do Departamento de Bioquímica do IQ da USP, foi tesoureiro, secretário-geral, vice-presidente e presidente da SBQ com atuação de destaque na formulação das políticas de apoio ao desenvolvimento da química no país.

Com informações do web site da UFV 



Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299