.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1009

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


22/12/2011


Solenidade de entrega dos Prêmios e Grandes Prêmios Capes de Tese é realizada em Brasília


JC e-mail 4408, de 19 de Dezembro de 2011.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW) e o Instituto Paulo Gontijo (IPG), entregou na noite de quinta-feira (15), os prêmios e grandes prêmios Capes de Tese 2010, referente às teses defendidas em 2009.

Em sua quinta edição, 383 teses concorreram e 45 foram premiadas, sendo uma por área do conhecimento. Os autores das teses recebem certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado no país por um ano. Já os orientadores recebem certificado e auxílio equivalente a uma participação em congresso no país.

Além das premiações oferecidas pelo Prêmio Capes de Tese, os premiados das sub-áreas de Física, da área Astronomia/Física, e Matemática, da área Matemática/Probabilidade e Estatística, recebem um prêmio adicional no valor de R$ 15 mil, oferecidos pelo Instituto Paulo Gontijo. "Essa ação é um incentivo à pesquisa científica e ao progresso da humanidade deixada pelo físico e engenheiro, Dr. Paulo Gontijo, falecido em 2002, fundador e criador do Instituto Paulo Gontijo", anunciou a diretora administrativa do IPG, Sílvia Tortorella. Também foi divulgada a inserção, para o próximo ano, da premiação para a área de química.

Solenidade - Fizeram a entrega dos prêmios o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o presidente da Comissão Executiva do Prêmio Capes de Tese e diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, Emídio Cantídio, e o presidente do Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (Cofecub), Pierre Jaisson.

O presidente da Capes agradeceu aos parceiros e parabenizou os premiados. "A trajetória é continua, nossa atividade é aprender sempre. Este evento apenas simboliza o que nós já sabemos: o quanto essa comunidade faz pelo avanço da ciência, tecnologia e demais áreas no país como um todo."

Grande Prêmio - Dos 45 premiados, três são escolhidos para receber o Grande Prêmio Capes de Tese. A cada edição são homenageados três cientistas, dando seus nomes para os três conjuntos de grandes áreas do conhecimento.

Nesta edição foram homenageados: Glaci Teresinha Zancan, para a grande área de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Simão Mathias, para a grande área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Ruth Cardoso, para a grande área de Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Ensino de Ciências.

Receberam os Grandes Prêmios, respectivamente, o autor da tese "Baixa Conservação do conteúdo gênico do cromossomo Y em 12 espécies de Drosophila", Leonardo Barbosa Koerich, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); o autor da tese "Contribuições da altimetria espacial à modelagem hidrológica de grandes bacias da Amazônia", Augusto Cesar Vieira Getirana, também da UFRJ; e a autora da tese "Made in China: produção e circulação de mercadorias no circuito China-Paraguai-Brasil", Rosana Pinheiro Machado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rosana revelou que, apesar da esperança, não imaginava ser premiada. "São muitas áreas. Mas sempre me esforcei muito e agora pretendo usar a bolsa de pós-doutorado inclusive para publicar meu livro em inglês [já está publicado em português] e divulgar nossa área mundo afora."

Além de medalha e certificado, os autores premiados no Grande Prêmio recebem bolsa de pós-doutorado no exterior e $ 15 mil oferecidos pela FCW. Os orientadores recebem certificado e auxílio equivalente a uma participação em congresso no exterior.

Representando o diretor presidente da FCW, Américo Fialdini Junior, o superintendente da fundação, José Moscogliatto Caricatti, ressaltou a missão da FCW de premiar a arte, a ciência e a cultura e incrementar atividades igualmente relacionadas a estas áreas. "Temos uma missão e o que queremos incentivar não tem tamanho. Sonhamos que este prêmio se multiplique e se renove com orientações do porte, do talento e da estatura da Capes", disse.

Premiados - Moysés dos Santos Miranda, premiado na área Zootecnia/Recursos Pesqueiros, com a tese "Uso de fibroblastos em processo de morte celular programada como doadores de núcleos na técnica de transferência nuclear em bovinos", explicou que a ideia do trabalho veio em parceria com o orientador Flávio Meirelles, da Universidade de São Paulo (USP). "Era uma ideia bastante original e acabamos dedicando quatro anos para executá-la. Sou de Belém e me mudei para São Paulo para fazer o doutorado. Além de acrescentar muito à minha vida, hoje estou muito feliz com o resultado do trabalho, pois não imaginávamos que chegaria tão longe." Moysés pretende dar continuidade à carreira científica em Belém como professor.

A autora da tese "Validação da 'Burns Specific Pain Anxienty Scale - BSPAS' e da ' Impacto of Event Scale - IES' para brasileiros que sofreram queimaduras, Maria Elena Echevarría-Guanilo, da USP, na área de Enfermagem, revelou-se muito feliz com o prêmio. "É algo muito diferente para mim. Eu sempre quis estudar, deixei de lado muita coisa para atingir meus objetivos e um prêmio desses realmente surpreende. Já queria fazer o pós-doutorado e agora já comecei a conversar com minha orientadora sobre o que podemos fazer para dar continuidade a coisas que já estávamos fazendo e trazer benefícios para a área."

Homenagem - Homenageando os premiados da noite, os professores da Universidade Federal da Bahia, Mário Ulhoa, artista de reconhecimento internacional, e a dramaturga Antonia Pereira, coordenadora da área Artes e Música da Capes, fizeram uma apresentação com música e poesia aos presentes.

Prêmio Capes de Tese - O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade.
(Ascom da Capes)


Fonte: Jornal da Ciência (SBPC)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299