2/2/2012
Farmacognosia: Simpósio terá sua primeira edição internacional
O conhecimento produzido pelas universidades brasileiras no campo dos produtos naturais vem obtendo reconhecimento crescente por pesquisadores de outros paÃses ao abrir frentes, cada vez mais amplas, para o estudo da biodiversidade. Essa é uma das justificativas para que o VIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia seja também o momento para o lançamento de sua primeira edição internacional. O Simpósio, realizado a cada dois anos, acontecerá de 17 a 22 de abril, em Ihéus (BA), e tem a expectativa de reunir 1.400 pesquisadores, parte deles do exterior.
Com foco na aplicação das pesquisas sobre princÃpios ativos naturais, o encontro pode ser visto como uma vitrine da pesquisa brasileira e internacional nesse segmento. Serão 9 conferências e 16 mesas-redondas, com 50% de palestrantes do exterior. "O progresso da farmacognosia/produtos naturais associado à biotecnologia no Brasil só poderá ser acelerado se os esforços entre governo, comunidade cientÃfica, sociedade civil e empresas forem conjugados.", destaca o texto de divulgação do evento. Esse esforço está distribuÃdo hoje por várias áreas de conhecimento, entre elas a Botânica, a Microbiologia, a QuÃmica e tecnologias de teste, explica Laila Salmen SpÃndola, do Laboratório de Farmacognosia da Universidade de BrasÃlia, e uma das organizadores do evento. Na pauta da reunião estão a biodiversidade, os biofármacos, legislação, propriedade intelectual, patentes, inovação e desenvolvimento biotecnológico.
Ao lado da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, participam do encontro a Sociedade Brasileira de QuÃmica, SBQ, a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, ABCF, e Sociedade Brasileira de Biotecnologia, SBBiotec. A reunião será prestigiada também pela Association Francophone pour l'Enseignement et la Recherche en Pharmacognosie, AFERP, e pela The American Society of Pharmacognosy. Veja a programação.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|