.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1012

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


2/2/2012


Farmacognosia: Simpósio terá sua primeira edição internacional


O conhecimento produzido pelas universidades brasileiras no campo dos produtos naturais vem obtendo reconhecimento crescente por pesquisadores de outros países ao abrir frentes, cada vez mais amplas, para o estudo da biodiversidade. Essa é uma das justificativas para que o VIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia seja também o momento para o lançamento de sua primeira edição internacional. O Simpósio, realizado a cada dois anos, acontecerá de 17 a 22 de abril, em Ihéus (BA), e tem a expectativa de reunir 1.400 pesquisadores, parte deles do exterior.

Com foco na aplicação das pesquisas sobre princípios ativos naturais, o encontro pode ser visto como uma vitrine da pesquisa brasileira e internacional nesse segmento. Serão 9 conferências e 16 mesas-redondas, com 50% de palestrantes do exterior. "O progresso da farmacognosia/produtos naturais associado à biotecnologia no Brasil só poderá ser acelerado se os esforços entre governo, comunidade científica, sociedade civil e empresas forem conjugados.", destaca o texto de divulgação do evento. Esse esforço está distribuído hoje por várias áreas de conhecimento, entre elas a Botânica, a Microbiologia, a Química e tecnologias de teste, explica Laila Salmen Spíndola, do Laboratório de Farmacognosia da Universidade de Brasília, e uma das organizadores do evento. Na pauta da reunião estão a biodiversidade, os biofármacos, legislação, propriedade intelectual, patentes, inovação e desenvolvimento biotecnológico.

Ao lado da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, participam do encontro a Sociedade Brasileira de Química, SBQ, a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, ABCF, e Sociedade Brasileira de Biotecnologia, SBBiotec. A reunião será prestigiada também pela Association Francophone pour l'Enseignement et la Recherche en Pharmacognosie, AFERP, e pela The American Society of Pharmacognosy. Veja a programação.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)












SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299