.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1012

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


2/2/2012


NOTA DE FALECIMENTO



Profa. Blanka Wladislaw

É com pesar que comunicamos o falecimento da Profa. Blanka Wladislaw, ocorrido dia 26 de janeiro de 2012 em São Paulo.

A Profa. Blanka nasceu em Varsóvia, Polônia em junho de 1917 de onde em 1934, emigrou para o Brasil. Em 1938, ingressou no Curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da recém-criada USP na qual foi aluna dos professores Heinrich Rheinboldt e Heinrich Hauptmann que, com a ajuda de assistentes graduados da primeira turma do Curso, ministraram as aulas teóricas e práticas. Após concluir a sua graduação em 1941, ingressou na indústria mas, em 1945, retornou à Universidade para realizar a sua verdadeira vocação qual seja a pesquisa. O assunto de sua tese de doutoramento orientada pelo Prof. Hauptmann, versava sobre reações de compostos orgânicos de enxofre com níquel de Raney e foi defendida em 1949. Foi contratada como auxiliar de ensino, em tempo parcial, na cadeira de Química Orgânica e Biológica da FFCL da USP, e, para reduzir a penúria, foi contemplada com uma bolsa do CNPq que possibilitou a sua dedicação em tempo integral ao ensino e à pesquisa.

Após retornar do pós-doutoramento (1955-1956) no Imperial College of Science and Technology em Londres, iniciou uma nova linha de pesquisa no campo da Eletroquímica Orgânica que desenvolveu paralelamente às investigações em Físico-Química Orgânica de compostos orgânicos de enxofre. Em 1958 obteve o seu título de Livre-Docente e, com o repentino falecimento do Prof. Hauptmann em julho de 1960, assumiu a responsabilidade pelas atividades de ensino de Química Orgânica e começou a formar o seu grupo de pesquisa. O ingresso de novos doutorandos e a ampliação do número de projetos de pesquisa, especialmente após a transferência das atividades do Departamento de Química da Alameda Glette ao Conjunto das Químicas na Cidade Universitária, consolidou o grupo por ela liderado.

Em 1965, tornou-se Professora Associada da FFCL e, em 1971, Professora Titular do Instituto de Química – USP, criado em janeiro de 1970, cargo este que exerceu até a sua aposentadoria em 1987. A partir deste ano continuou as suas atividades como Professor Convidado do IQ-USP até 2011 quando problemas de saúde não lhe permitiram mais comparecer diariamente à instituição e acompanhar o desenvolvimento da pesquisa de seus colaboradores e pós-graduandos. Durante este período de quatorze anos o enfoque principal de suas investigações era o desenvolvimento de novas metodologias com aplicação em Síntese Orgânica.

Sob orientação da Profa. Blanka, dos 30 pós-graduandos 26 obtiveram o título de Doutor em Ciências. Vários de seus formandos seguiram a carreira universitária e, atualmente, são docentes do IQ-USP e de outras Universidades. Além de expressivo número de comunicações em congressos, mais de 120 publicações em revistas indexadas foram geradas a partir das teses como também de colaborações com seus ex-alunos docentes.

Membro da Academia Brasileira de Ciências, a Profa. Blanka recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008), a medalha Simão Mathias (SBQ 1998) e o prêmio Rheinboldt-Hauptmann (1996), além de outras honrarias e homenagens.

Blanka Wladislaw é um exemplo de dedicação acadêmica, um paradigma a ser seguido pelas novas gerações. Para ela, no ensino da Química, não era importante fornecer um grande número de informações mas sim estabelecer uma base conceitual sólida e de raciocínio lógico, a partir da qual afloraria o desenvolvimento individual. A seu ver, o caráter dinâmico da Ciência faz com que informações, hoje importantes, já não o serão amanhã, portanto, a capacidade de raciocinar cientificamente é o único veículo para se fazer boa ciência.

Em suma, ela foi uma acadêmica que com competência e amor ao trabalho, gerou ciência, deixou escola e educou gerações.


Fonte: Hans Viertler (IQ-USP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299