9/2/2012
Ano Internacional da QuÃmica (AIQ) no Brasil ganha premiação no Interaction Awards 2012
É com imensa satisfação que comunicamos a primeira premiação internacional decorrente das atividades do Ano Internacional da QuÃmica (AIQ) no Brasil.
A exposição "Elementar – a quÃmica que faz o mundo", que abriu as portas do AIQ no Brasil, idealizada e exposta pelo Museu da Vida da Fiocruz em parceria com o projeto do AIQ coordenado pela Sociedade Brasileira de QuÃmica, levou o Museu a ser agraciado por dois prêmios. Na edição de 2012 do Interaction Awards, um dos maiores concursos internacionais de design, a tabela periódica interativa produzida para a exposição respondeu por uma das premiações.
Na tabela periódica premiada, cada um dos 118 elementos quÃmicos conhecidos é representado por um cubo feito de material leve e facilmente manuseável, com fotos e informações relacionadas a suas caracterÃsticas. A tabela foi construÃda a partir de dispositivos antigos que foram destinados ao lixo: uma webcam velha, uma antiga TV de tubo e um computador. Sua concepção partiu de uma tecnologia simples, como um código em 2D (QR Code), direcionando o link para os arquivos locais que contêm os vÃdeos. O sistema aciona uma leitora ótica que identifica o código e apresenta um vÃdeo fornecido pela University of Nottingham (Reino Unido), com explicações de um cientista sobre cada um dos elementos.
Com 394 votos recebidos pela internet, o Museu da Vida foi o mais lembrado pelo júri popular. Faturou ainda o prêmio na categoria "Engajamento", concedido pelo júri oficial da competição. Em 2012, foram mais de 300 projetos inscritos na disputa, vindos de 33 paÃses. A lista completa de vencedores deste ano pode ser vista no site http://awards.ixda.org/interactionawards2012.
Os visitantes da exposição "Elementar - A QuÃmica que Faz o Mundo" desvendaram os segredos da quÃmica, conferiram como essa ciência impacta em nossas vidas e está presente em cada canto do nosso dia a dia. Além da tabela periódica, crianças e adultos também puderam combinar átomos para formar uma infinidade de moléculas em 3D, além de colocar as mãos na massa em outros módulos interativos e oficinas.
A exposição apresentou também os paineis da QuÃmica no Cotidiano, passeou pelos primórdios da alquimia e da quÃmica, retratando sua plena presença em nosso dia a dia. A exposição "Elementar – a quÃmica que faz o mundo" ficou em cartaz no Museu da Vida de abril a outubro de 2011, perÃodo durante o qual recebeu cerca de 10 mil pessoas. De outubro a dezembro, pôde ser visitada pelo público na Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista, numa importante ação de itinerância e alcance nacional, um dos focos do projeto AIQ/ SBQ. Toda mostra foi realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira de QuÃmica e contou com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do CNPq/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os vencedores foram anunciados no dia 3 de fevereiro em Dublin (Irlanda) durante a quinta Conferência Internacional da Interaction Design Association (IxDA), rede global fundada em 2003 que conta atualmente com mais de 25 mil associados.
Fonte: Claudia M. Rezende (Coordenadora do AIQ)
|