.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1013

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


9/2/2012


Ano Internacional da Química (AIQ) no Brasil ganha premiação no Interaction Awards 2012


É com imensa satisfação que comunicamos a primeira premiação internacional decorrente das atividades do Ano Internacional da Química (AIQ) no Brasil.

A exposição "Elementar – a química que faz o mundo", que abriu as portas do AIQ no Brasil, idealizada e exposta pelo Museu da Vida da Fiocruz em parceria com o projeto do AIQ coordenado pela Sociedade Brasileira de Química, levou o Museu a ser agraciado por dois prêmios. Na edição de 2012 do Interaction Awards, um dos maiores concursos internacionais de design, a tabela periódica interativa produzida para a exposição respondeu por uma das premiações.

Na tabela periódica premiada, cada um dos 118 elementos químicos conhecidos é representado por um cubo feito de material leve e facilmente manuseável, com fotos e informações relacionadas a suas características. A tabela foi construída a partir de dispositivos antigos que foram destinados ao lixo: uma webcam velha, uma antiga TV de tubo e um computador. Sua concepção partiu de uma tecnologia simples, como um código em 2D (QR Code), direcionando o link para os arquivos locais que contêm os vídeos. O sistema aciona uma leitora ótica que identifica o código e apresenta um vídeo fornecido pela University of Nottingham (Reino Unido), com explicações de um cientista sobre cada um dos elementos.

Com 394 votos recebidos pela internet, o Museu da Vida foi o mais lembrado pelo júri popular. Faturou ainda o prêmio na categoria "Engajamento", concedido pelo júri oficial da competição. Em 2012, foram mais de 300 projetos inscritos na disputa, vindos de 33 países. A lista completa de vencedores deste ano pode ser vista no site http://awards.ixda.org/interactionawards2012.

Os visitantes da exposição "Elementar - A Química que Faz o Mundo" desvendaram os segredos da química, conferiram como essa ciência impacta em nossas vidas e está presente em cada canto do nosso dia a dia. Além da tabela periódica, crianças e adultos também puderam combinar átomos para formar uma infinidade de moléculas em 3D, além de colocar as mãos na massa em outros módulos interativos e oficinas.

A exposição apresentou também os paineis da Química no Cotidiano, passeou pelos primórdios da alquimia e da química, retratando sua plena presença em nosso dia a dia. A exposição "Elementar – a química que faz o mundo" ficou em cartaz no Museu da Vida de abril a outubro de 2011, período durante o qual recebeu cerca de 10 mil pessoas. De outubro a dezembro, pôde ser visitada pelo público na Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista, numa importante ação de itinerância e alcance nacional, um dos focos do projeto AIQ/ SBQ. Toda mostra foi realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira de Química e contou com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do CNPq/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os vencedores foram anunciados no dia 3 de fevereiro em Dublin (Irlanda) durante a quinta Conferência Internacional da Interaction Design Association (IxDA), rede global fundada em 2003 que conta atualmente com mais de 25 mil associados.


Fonte: Claudia M. Rezende (Coordenadora do AIQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299