.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1014

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


16/2/2012


Governo quer criar sistema nacional de laboratórios em nanotecnologia


Está em estudo no governo federal a instituição de um conselho consultivo para a criação de uma política especial para nanotecnologia. O trabalho envolve oito ministérios, entre eles o MCTI. Espera-se, por exemplo, estabelecer no Brasil um Sistema Nacional de Laboratórios em Nanociências e Nanotecnologias (SisNano) para aumentar a interação entre pesquisadores e empresas.

"Se nós queremos inovação, se queremos uma indústria de manufaturados forte, temos que ter uma tecnologia forte. Hoje, isso passa por ter a nanotecnologia", destacou o físico Adalberto Fazzio, coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI.

A intenção da pasta é, de acordo com ele, aportar investimentos na melhoria e aquisição de equipamentos para os laboratórios dos institutos e universidades. O governo busca, ainda, estimular as pesquisas básica e aplicada na indústria e o desenvolvimento de materiais em diversos ramos da atividade produtiva, como a indústria têxtil, eletrônica, farmacêutica, de cosméticos e de plástico, além da agricultura e produção de energia.

Cenário
Dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) apontam que mais de 600 empresas desenvolvem atividades relacionadas à nanotecnologia. O Brasil é o 25º país no ranking mundial de nanotecnologia. Hoje, o MCTI conta com 16 institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) dedicados a estudos de nanotecnologia, além de mais dez unidades de pesquisa atuando na área.

Segundo o Panorama da Nanotecnologia, publicado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), mais de 2,2 mil pesquisadores brasileiros escreveram 833 artigos científicos entre 2005 e 2008 sobre o tema.


Fonte: Gestão C&T











SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299