.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1014

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


16/2/2012


Revista Fapesp mostra o vigor e a riqueza da química brasileira


O ciclo de palestras promovido pela Fapesp e pela SBQ, de abril a novembro do ano passado, como parte das comemorações do Ano Internacional da Química 2011, pode ser considerado um acontecimento único no campo da divulgação científica no país. Em evento aberto ao público, com a participação atenta de estudantes do ensino médio, 33 pesquisadores, entre os mais destacados em suas áreas, construíram um painel amplo e detalhado do que a química brasileira vem produzido nas últimas décadas. A cobertura desses encontros está agora disponível, nos meios impresso e eletrônico, no Suplemento Especial publicado pela Revista Pesquisa Fapesp, em sua edição de fevereiro de 2012. O ciclo de palestras foi coordenado por Mariluce Moura (FAPESP) e Vanderlan Bolzani (SBQ).

Nas dez reportagens da jornalista Maria Guimarães, que incluem entrevista com a presidente da IUPAC, Nicole Moreau, a publicação acompanha a presença da química, e a contribuição dos pesquisadores brasileiros, em diferentes segmentos. Entre eles as aplicações na medicina, produção de fármacos, energias alternativas, nanotecnologia e no atraente conhecimento sobre os sabores e perfumes. O ciclo contou também com apresentações sobre a relação da química com a biologia, a presença das mulheres no mundo da ciência e as relações da pesquisa com a indústria. O suplemento foi concebido, nota a diretora de redação da Revista, Mariluce Moura, "como uma contribuição didática às reflexões sobre o que é esta ciência chamada química". A edição traz encartado um DVD com gravações resumidas de cada uma das palestras. Veja aqui a edição especial da Revista Pesquisa Fapesp.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)


















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299