.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1015

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


23/2/2012


35ª REUNIÃO ANUAL
Responsabilidade, Ética e Progresso Social


Novas tecnologias para pesquisa em fitoquímica e tratamento de águas serão abordados por conferencistas internacionais


As apresentações internacionais na 35ª Reunião Anual da SBQ abrem espaço para a exposição de dois temas que estão no foco de um grande número de grupos de pesquisa brasileiros. Ilya Raskyn, da Universidade de New Jersey, falará sobre Fitoquímica e Saúde Humana no Século XXI e Santiago Esplugas, da Universidade de Barcelona, vai abordar Novas Tendências no Tratamento de Estações de Esgoto.

Raskyn é professor da área de Ciências das Plantas e dirige programas científicos que envolvem mais de 50 pesquisadores em 15 países. Integra também a diretoria da empresa Phytomedics Inc, dedicada ao desenvolvimento de produtos derivados de plantas. A apresentação de Raskyn terá como cenário o momento atual da pesquisa, no qual as abordagens convencionais para identificação de substâncias bioativas – como high throughput screening e projetos assistidos por computador – mostram limitações na busca de novos produtos para as indústrias farmacêutica e de alimentos. No entanto, novas tecnologias estão permitindo que esses processos de descoberta tornem-se mais eficientes e menos controvertidos. Tais recursos estão conduzindo a pesquisa para que ela encontre produtos seguros e eficazes, originados de plantas, tendo como alvo, em particular a diabetes e a artrite reumatoide.

Novos limites. Técnicas que permitam reutilizar a água recebida pelas unidades de tratamento de esgoto formam um campo de importância crescente para a engenharia química. O avanço no conhecimento sobre a remoção de poluentes e resíduos, cuja presença na água é regulamentada por lei, vem recebendo contribuições de pesquisadores como o espanhol Santiago Esplugas, da Universidade de Barcelona. Ele é especialista em tecnologias avançadas de oxidação e reações fotoquímicas e participa como consultor em projetos sobre a qualidade da água realizados na União Europeia.

O uso de efluentes das unidades de tratamento de esgoto é uma das possibilidades que se coloca para os técnicos responsáveis pelo abastecimento de água. Mas para alcançar esse objetivo é necessária a redução a limites aceitáveis de poluentes como metais pesados e outros sólidos inorgânicos. O trabalho de Esplugas apresentado na 35ª Reunião Anual da SBQ tratará das novas tecnologias para o tratamento final desses poluentes no contexto internacional.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299