.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1016

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


1/3/2012


35ª REUNIÃO ANUAL
Responsabilidade, Ética e Progresso Social


Encontro das Secretarias Regionais vai planejar ações do período 2012-2014


As ações necessárias para a implantação do novo estatuto da entidade, o planejamento de iniciativas conjuntas entre Secretarias Regionais e Divisões Científicas em eventos, a forma de aumentar o número de associados estão na pauta do Fórum que será realizado dia 28 de maio, durante a 35ª Reunião Anual da SBQ. O encontro deverá também formalizar a transição entre os atuais e novos secretários regionais, vices e tesoureiros eleitos para o mandato que se inicia em 2012.

As Secretarias Regionais irão definir metas para o período, envolvendo as atividades planejadas isoladamente e aquelas feitas em conjunto com outras Secretarias ou com as Divisões Científicas, explica o coordenador do encontro e 1º Secretário da SBQ, Hugo Tubal Braibante, da Universidade Federal de Santa Maria.

O Fórum tem como objetivo, também, analisar as demandas locais dos associados, através das Secretarias, para que sejam articuladas com o trabalho geral da entidade e das Divisões Científicas. Outro ponto a ser debatido é a integração de novos associados. Há estados, observa, em que o número de associados poderia ser ampliado frente ao crescimento da categoria.

As Secretarias Regionais desempenham papel vital para estender a presença da SBQ no território nacional, lembra o coordenador. Essa atuação se dá principalmente pela realização de encontros regionais, feitos individualmente ou em parcerias com as Fundações de Amparo à Pesquisa, Secretarias de Ciência e Tecnologia, Conselhos Regionais de Química ou, ainda, com o apoio das agências governamentais de fomento. Outro tópico da agenda do encontro, informa, é a importância de dinamizar a comunicação. Hoje, constata, além das publicações da SBQ – Química Nova, JBCS, e Química Nova na Escola – as Secretarias podem empregar outros recursos de comunicação para alcançar seus objetivos, como as páginas de que dispõem no site da entidade e o Boletim Eletrônico e revistas virtuais de química.

Em 2012 as Secretarias ganham uma nova atribuição. Serão responsáveis pela distribuição do material de divulgação científica produzido pela SBQ e parceiros durante o Ano Internacional da Química no projeto AIQ2011, coordenado pela professora Cláudia Rezende, da UFRJ. O material chegará às escolas de ensino médio e fundamental dando sequência ao trabalho iniciado no ano passado.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299