.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1018

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


15/3/2012



Finep promove o Venture Forum Brasil Sustentável


Estão abertas, até 5 de abril, as inscrições para o Venture Forum Brasil Sustentável, que será realizado em 15 de junho, no Rio de Janeiro, durante a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O objetivo do Venture Forum é selecionar empresas inovadoras em tecnologias verdes e nos componentes sociais, ambientais e econômicos de sustentabilidade, para apresentá-las a potenciais investidores de seed capital, venture capital e private equity.

As empresas selecionadas terão espaço para a exposição de seus produtos e serviços no pavilhão da FINEP na Rio+20. Podem participar da seleção empresas de qualquer porte, com sede no Brasil, que se destaquem pela inovação, impacto na sustentabilidade e potencial de crescimento. Para participar, a empresa deve enviar à FINEP um sumário executivo de uma página, em formato PDF, para o endereço eletrônico forum@finep.gov.br, conforme o modelo fornecido.

 As empresas selecionadas e aprovadas participarão de um processo de orientação estratégica pela FINEP, cujo objetivo é discutir e aprimorar os principais aspectos de seu plano de negócios, como as características do seu mercado, a oportunidade a ser explorada, sua estratégia competitiva e proposta de valor, a incorporação da sustentabilidade no modelo de negócios, as premissas de crescimento e projeções financeiras, as alternativas de saída para o investidor no futuro e as cláusulas geralmente negociadas pelos investidores.

A expectativa é selecionar empresas nas mais diversas áreas, como, por exemplo, cidades sustentáveis, energias renováveis e eficiência energética, produção e consumo sustentável (gestão de resíduos, eficiência no uso de recursos), biodiversidade, florestas e outros ecossistemas, agricultura sustentável e segurança alimentar, adaptação a mudanças climáticas e estratégia de enfrentamento de desastres naturais, entre outras.

O Venture Forum Brasil Sustentável é resultado da parceria da FINEP com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F BOVESPA) e a Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP).

A FINEP realiza fóruns de aproximação de empresas inovadoras e investidores desde 2001, com o apoio do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – FUMIN/BID e, neste período, ofereceu orientação estratégica a mais de 340 empresas, entre as quais cerca de 20% receberam investimentos.

A Rio+20 marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. O evento contará com a presença de chefes de Estado e de Governo e abordará temas como “a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável”.

Veja aqui mais informações sobre o Venture Forum Brasil Sustentável.


Fonte: FINEP






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299