.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1017

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


8/3/2012



Blog sobre química medicinal fala de fármacos e pesquisadores


Apesar de ter conseguido pontos importantes nos indicadores internacionais sobre progresso científico, o país ainda é carente em iniciativas de divulgação de ciência e tecnologia. Um caminho para criar novos espaços nessa área é explorar os recursos flexíveis da web, como faz o site "De fármacos e suas descobertas", voltado para público especializado: estudantes de graduação, de pós, e pesquisadores. No ar desde 2010, oferece aos interessados informação contextualizada sobre as principais linhas de fármacos, sua evolução química e a posição que ocupam no mercado internacional.

Editado por Eliezer J. Barreiro, professor da UFRJ e coordenador do LASSBio, Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, o veículo digital já produziu, ao longo desse período, oito capítulos que têm como eixo a Linha do Tempo da Química Medicinal. O bloco mais recente, de fevereiro de 2012, trata das estatinas, que deram origem a todos os fármacos antipilêmicos, para tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares. Textos anteriores, percorreram a trajetória de fármacos como o captotril, para hipertensão, ou a cimetidina (prevenção e tratamento de úlcera).

O formato do site permite ao autor, por uma lado, tratar da evolução química desses fármacos. Mas o leitor encontra, ao mesmo tempo, o cenário em que essa evolução se deu, e a forma como o trabalho dos pesquisadores se insere no mundo dos grandes laboratórios multinacionais. O conjunto abrange o período que vai desde o final do século XIX, com a descoberta do ácido acetilsalecílico, por Felix Hoffman, até os dias de hoje.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299