8/3/2012
Blog sobre quÃmica medicinal fala de fármacos e pesquisadores
Apesar de ter conseguido pontos importantes nos indicadores internacionais sobre progresso cientÃfico, o paÃs ainda é carente em iniciativas de divulgação de ciência e tecnologia. Um caminho para criar novos espaços nessa área é explorar os recursos flexÃveis da web, como faz o site "De fármacos e suas descobertas", voltado para público especializado: estudantes de graduação, de pós, e pesquisadores. No ar desde 2010, oferece aos interessados informação contextualizada sobre as principais linhas de fármacos, sua evolução quÃmica e a posição que ocupam no mercado internacional.
Editado por Eliezer J. Barreiro, professor da UFRJ e coordenador do LASSBio, Laboratório de Avaliação e SÃntese de Substâncias Bioativas, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, o veÃculo digital já produziu, ao longo desse perÃodo, oito capÃtulos que têm como eixo a Linha do Tempo da QuÃmica Medicinal. O bloco mais recente, de fevereiro de 2012, trata das estatinas, que deram origem a todos os fármacos antipilêmicos, para tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares. Textos anteriores, percorreram a trajetória de fármacos como o captotril, para hipertensão, ou a cimetidina (prevenção e tratamento de úlcera).
O formato do site permite ao autor, por uma lado, tratar da evolução quÃmica desses fármacos. Mas o leitor encontra, ao mesmo tempo, o cenário em que essa evolução se deu, e a forma como o trabalho dos pesquisadores se insere no mundo dos grandes laboratórios
multinacionais. O conjunto abrange o perÃodo que vai desde o final do século XIX, com a descoberta do ácido acetilsalecÃlico, por Felix Hoffman, até os dias de hoje.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|