.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1017

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


8/3/2012



Conselheira da SBQ é a nova diretora executiva da Agência Unesp de Inovação


Professora titular do IQ da Unesp de Araraquara, Vanderlan da Silva Bolzani, membro do Conselho Consultivo e ex-presidente da SBQ, foi nomeada para a diretoria executiva da Agência Unesp de Inovação. Ela substitui José Arana Varela, também do IQ Unesp-Araraquara, que, desde o início de fevereiro, é presidente do Conselho Técnico Administrativo da FAPESP.

Com destacada carreira de pesquisadora na área de produtos naturais, Bolzani relaciona, entre outras iniciativas, a criação do Núcleo de Bioensaio, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (NUBBE) e integra, desde 1998, o Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, BIOTA- FAPESP. O reconhecimento de seu trabalho de pesquisa vem sendo referendado por premiações e títulos, nacionais e internacionais. Em 2010 recebeu o título de fellow da Royal Society of Chemistry. Em 2011 a Medalha Simão Mathias, da SBQ, e o prêmio Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering, da American Chemical Society. Bolzani ocupou vários cargos na direção da SBQ e foi presidente da entidade, de 2008 a 2010.

À frente da Agência Unesp de Inovação, a pesquisadora elabora o calendário de ações da entidade para 2012. Uma das atividades já definida será a Olimpíada "Energias renováveis: pesquisa, desenvolvimento sustentável e serviços sociais para combater a pobreza", com edital programado para maio. A proposta, voltada para os jovens da Unesp, será "uma forma de prospectar as ideias mais interessantes dos estudantes", explica. "A Olimpíada deverá atingir todas as áreas de conhecimento envolvidas na cadeia de produção de energia renovável", informa.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)













SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299