.: Notícias :.
Boletim Eletrônico

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/5/2012


35ª REUNIÃO ANUAL
Responsabilidade, Ética e Progresso Social


Químicos realizarão seu principal encontro científico em maio


A Sociedade Brasileira de Química realizará, de 28 a 31 de maio, em Águas de Lindóia (SP) sua 35ª Reunião Anual, com a expectativa de reunir cerca de três mil pesquisadores e docentes das universidades brasileiras e do exterior. Maior evento científico da América Latina para uma área específica de conhecimento, o encontro registra o momento positivo por que passa a pesquisa do país, e divulga esse trabalho em seus vários segmentos, entre eles o de fontes de energia alternativas, meio ambiente e desenvolvimento de fármacos.

A Reunião Anual é também o principal fórum nacional para o debate sobre o ensino superior de química, reunindo alunos da graduação e da pós-graduação, e se afirma como espaço de interlocução com a indústria e agências governamentais. Além dos químicos, o encontro atrai pesquisadores de outras disciplinas, como a física, bioquímica, farmácia e ciências da saúde. O tema escolhido este ano pela SBQ como eixo de reflexão para pesquisadores e docentes é "Responsabilidade, Ética e Progresso Social".

"São questões básicas para toda a sociedade colocadas no campo particular de cientistas e professores. Eles têm o compromisso de auxiliar na busca por soluções, através da ciência, para a qualidade de vida e preservação do planeta, assim como formar as novas gerações", analisa o presidente da 35ª Reunião Anual, Adriano D. Andricopulo, secretário-geral da SBQ.

Programação. A 35ª Reunião apresentará cerca de 70 atividades, na forma de conferências, sessões temáticas, sessões especiais, workshops , minicursos e sessões de painéis. A conferência de abertura este ano ficará a cargo de Ronaldo Aloise Pilli, professor titular do Instituto de Química da UNICAMP, que falará sobre "Síntese orgânica: pequenas moléculas, grandes desafios". A grade inclui conferencistas estrangeiros, como o do presidente da International Union of Pure and Applied Chemstry , Kazuyuki Tatsumi, da Universidade de Nagoya, da área de química inorgânica, e o norte-americano Ilya Raskin, da Rutgers University, de New Jersey, do campo da biotecnologia.

O encontro vai expor estudos e pesquisas realizados em áreas de fronteira do conhecimento com as quais cientistas buscam encontrar respostas para questões que estão no topo das prioridades da sociedade mundial. Entre esses temas estão biocélulas a combustível, tecnologias para a biomassa, nanotecnologia e fármacos. Treze conferências de palestrantes convidados, cujos trabalhos registram reconhecimento internacional, serão apresentadas nos dias 29 e 31.

A programação inclui um workshop sobre "A pós-graduação em ensino de química no Brasil – O programa Pibid e as licenciaturas", com análise sobre as mudanças que vêm ocorrendo nesse campo. Trata, também, da relação da pesquisa acadêmica com a indústria no workshop "Interação entre o setor produtivo e a Universidade na pesquisa e inovação em fármacos no Brasil".

Os problemas enfrentados por pesquisadores e indústrias com a legislação de acesso ao patrimônio genético, que completa dez anos, assim como as soluções que estão sendo equacionadas, serão abordados na sessão temática "Biodiversidade, colaboração e pesquisa translacional: perspectivas e realidades para o Brasil ". O empenho em recuperar a história recente da química brasileira será contemplado no workshop "A Química de produtos naturais é bela: tributo ao professor Otto R. Gottlieb", pesquisador pioneiro e formador de uma geração cientistas do país dedicada à fitoquímica.

A 35ª Reunião Anual tem como proposta dar continuidade às atividades do Ano Internacional da Química – AIQ 2011, que celebrou em âmbito mundial as contribuições das ciências químicas para o desenvolvimento da humanidade. Assim, o evento programa uma Sessão Especial para amplificar esse objetivo: "Ano Internacional da Química: muitas maneiras de deixar um legado e fazer a diferença para os anos que virão". Ao lado dos dirigentes da SBQ, participarão da sessão representantes da RSC Royal Society of Chemistry, do Reino Unido, da ACS, American Chemical Society, da FLAQ, Federação Latino-Americana das Sociedades Químicas e da IUPAC, Internacional Union of Pure and Applied Chemistry.

Veja a programação completa da 35ª Reunião Anual da SBQ aqui. Veja também aqui textos de divulgação sobre os seguintes assuntos:

Mais informações com
Carlos Martins (11) 30817203
apoioms@martincom.com.br






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299