14/6/2012
SBQ participa da Rio+20 com projeto pH do planeta
A SBQ está presente na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realiza de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Com uma ação que dá continuidade ao Ano Internacional da Química, a entidade convida a população a analisar a água que consome e a compreender essa análise. O projeto pH do Planeta, idealizado para o AIQ-2011, estará instalado no espaço Pop Ciência, que integra o conjunto de atividades da reunião internacional, a partir de amanhã (15) até o dia 18.
Coordenada por Claudia Rezende, vice-presidente da SBQ, a iniciativa conta com a participação de nove alunos da UFRJ e 5 da UFF, e o apoio da Secretaria Regional do Rio de Janeiro. "A proposta é discutir a qualidade da água e a importância da química para esse conhecimento, através do pH e outros ensaios de potabilidade", explica Rezende. Para isso, os interessados levarão amostras de água e acompanharam a análise.
O projeto pH do Planeta foi concebido como uma das realizações internacionais do AIQ-2011, o Experimento Global da Água, que fez essa análise em dezenas de países. No Brasil foram coletadas 2.900 amostras, em centenas de municípios, trabalho que envolveu 54.030 estudantes.
O Pop Ciência está instalado no Armazém 4 do Cais do Porto, no Rio de Janeiro, e reúne uma série de atividades de divulgação, visando a popularização da ciência e tecnologia. Veja aqui a página do evento.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|