.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1030

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/6/2012



"PUC por um semestre" prepara gratuitamente alunos para a Olimpíada Brasileira de Química



Professores montaram programa de aulas exclusivo para alunos do ensino médio e provas serão em agosto

Desde março, professores de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), do Colégio Pedro II e do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) estão preparando gratuitamente os 20 melhores colocados na Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) de 2011 para a etapa nacional da competição, que acontece em agosto próximo. O projeto "PUC por um semestre" oferece aulas teóricas, palestras e aulas práticas nos laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio. As aulas preparatórias para a competição nacional acontecem sempre às sextas-feiras, das 15 às 18h, reunindo alunos do ensino médio dos colégios IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Pedro II, São Bento e Cruzeiro.


Estudantes estão confiantes para a competição

Preparar os melhores exige um extremo cuidado por parte da PUC-Rio, já que a expectativa dos alunos é sempre elevada. Entre os participantes desse ano, Nathan Mateus, João Victor Moraes e Everton Franco cursam o segundo ano do ensino médio no IFRJ e desejam seguir carreira na área.

Os estudantes Nathan Mateus e João Victor Moraes, ambos de 16 anos, ficaram em 1º e 3º lugares, respectivamente, na competição estadual e sonham em se tornar pesquisadores. Para Nathan, a Química se apresenta como uma ciência essencial. "Química me cativou muito. Gosto da lógica, do jeito de pensar a Química e de como ela nos faz refletir sobre o funcionamento de tudo", declara ele, que se considera bem preparado para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

Para Everton Franco, de 18 anos, a participação no "PUC por um semestre" é de extrema importância para incentivar os estudantes. "O bom desempenho em competições como a OQRJ pode despertar um talento que, às vezes, estava escondido. Esta oportunidade nos incentiva a estudar cada vez mais para tentarmos boas colocações na etapa nacional", afirma Everton, que ficou em 7º lugar na OQRJ 2011.

"O que diferencia a turma deste semestre é a competitividade dos alunos. Logo no primeiro dia de aula, alguns já mostravam o desejo de colocar o Rio de Janeiro nas primeiras colocações da Olimpíada Brasileira de Química. Minhas expectativas sempre aumentam quando vejo este tipo de interesse", afirma o Prof. André Pimentel, coordenador do "PUC por um Semestre" e professor e coordenador de graduação do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio.






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299