21/6/2012
"PUC por um semestre" prepara gratuitamente alunos para a OlimpÃada Brasileira de QuÃmica
Professores montaram programa de aulas exclusivo para alunos do ensino médio e provas serão em agosto
Desde março, professores de QuÃmica do Centro Técnico CientÃfico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), do Colégio Pedro II e do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) estão preparando gratuitamente os 20 melhores colocados na OlimpÃada de QuÃmica do Rio de Janeiro (OQRJ) de 2011 para a etapa nacional da competição, que acontece em agosto próximo. O projeto "PUC por um semestre" oferece aulas teóricas, palestras e aulas práticas nos laboratórios do Departamento de QuÃmica da PUC-Rio. As aulas preparatórias para a competição nacional acontecem sempre à s sextas-feiras, das 15 à s 18h, reunindo alunos do ensino médio dos colégios IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Pedro II, São Bento e Cruzeiro.
Estudantes estão confiantes para a competição
Preparar os melhores exige um extremo cuidado por parte da PUC-Rio, já que a expectativa dos alunos é sempre elevada. Entre os participantes desse ano, Nathan Mateus, João Victor Moraes e Everton Franco cursam o segundo ano do ensino médio no IFRJ e desejam seguir carreira na área.
Os estudantes Nathan Mateus e João Victor Moraes, ambos de 16 anos, ficaram em 1º e 3º lugares, respectivamente, na competição estadual e sonham em se tornar pesquisadores. Para Nathan, a QuÃmica se apresenta como uma ciência essencial. "QuÃmica me cativou muito. Gosto da lógica, do jeito de pensar a QuÃmica e de como ela nos faz refletir sobre o funcionamento de tudo", declara ele, que se considera bem preparado para a OlimpÃada Brasileira de QuÃmica (OBQ).
Para Everton Franco, de 18 anos, a participação no "PUC por um semestre" é de extrema importância para incentivar os estudantes. "O bom desempenho em competições como a OQRJ pode despertar um talento que, às vezes, estava escondido. Esta oportunidade nos incentiva a estudar cada vez mais para tentarmos boas colocações na etapa nacional", afirma Everton, que ficou em 7º lugar na OQRJ 2011.
"O que diferencia a turma deste semestre é a competitividade dos alunos. Logo no primeiro dia de aula, alguns já mostravam o desejo de colocar o Rio de Janeiro nas primeiras colocações da OlimpÃada Brasileira de QuÃmica. Minhas expectativas sempre aumentam quando vejo este tipo de interesse", afirma o Prof. André Pimentel, coordenador do "PUC por um Semestre" e professor e coordenador de graduação do Departamento de QuÃmica do CTC/PUC-Rio.
|