21/6/2012
POP Ciência
Rio+20: análise da água abre
diálogo com a população
Durante quatro dias, de 15 a 18 de junho, a SBQ participou do espaço Pop Ciência da Conferência Rio+20, no PÃer Mauá, Rio de Janeiro. Com dez monitores graduandos, da UFRJ e da UFF, e a colaboração da Secretaria Regional da SBQ do Rio de Janeiro, o projeto continuado do Ano Internacional da QuÃmica mostrou a estudantes do ensino fundamental e médio parâmetros de avaliação da qualidade da água, entre eles o kit do pH do planeta.
A iniciativa faz parte da programação paralela à Conferência Rio+20, e visa a popularização da ciência durante a reunião internacional. Além das análises da água, o estande da SBQ apresentou aos visitantes material de ensino tratando de outros tópicos, como os alimentos, baseado nas revistas QuÃmica Nova, QuÃmica Nova na Escola e na coleção QuÃmica no Cotidiano comemorativa do AIQ.
Para os monitores, alunos de graduação de quÃmica e áreas afins, a experiência representou também um aprendizado, nota Claudia Rezende, vice-presidente da SBQ e coordenadora da programação. Foi necessário, observa, adequar explicações sobre os processos quÃmicos à idade dos estudantes dos diferentes nÃveis, nas faixas etárias que vão do quinto ano do ensino fundamental ao segundo do ensino médio, sempre com o foco na sustentabilidade.
A presença no Pop Ciência revelou também a importância de um outro canal de diálogo, constata. Durante o final de semana, os alunos eram acompanhados de pais, estes interessados nos aspectos de sanidade da água consumida em suas casas. Rezende avalia os resultados do evento como muito positivos. De sexta a segunda-feira (18) cerca de 350 visitantes estiveram no estande da entidade. O trabalho contou com a participação do presidente da SBQ, Vitor Francisco Ferreira e do vice-secretário da SBQ-RJ, Fernando de Carvalho da Silva.
Legado da Rio+20
O cenário da conferência internacional Rio+20 e o objetivo de dar continuidade à s atividades realizadas durante o Ano Internacional da QuÃmica – 2011, levaram a SBQ a promover o concurso "O Legado da Rio+20: que futuro queremos?", que será anunciado nos próximos dias. O concurso vai incentivar o desenvolvimento de projetos que tenham como tema a sustentabilidade, no contexto interdisciplinar, e a QuÃmica como instrumento para viabilizar essas ideias. A promoção está voltada para instituições das três categorias de ensino, fundamental, médio e superior e premiará escolas públicas ou privadas, associações sociais, educacionais ou culturais, em âmbito nacional.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
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