.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1030

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/6/2012


POP Ciência


Rio+20: análise da água abre diálogo com a população



Durante quatro dias, de 15 a 18 de junho, a SBQ participou do espaço Pop Ciência da Conferência Rio+20, no Píer Mauá, Rio de Janeiro. Com dez monitores graduandos, da UFRJ e da UFF, e a colaboração da Secretaria Regional da SBQ do Rio de Janeiro, o projeto continuado do Ano Internacional da Química mostrou a estudantes do ensino fundamental e médio parâmetros de avaliação da qualidade da água, entre eles o kit do pH do planeta.

A iniciativa faz parte da programação paralela à Conferência Rio+20, e visa a popularização da ciência durante a reunião internacional. Além das análises da água, o estande da SBQ apresentou aos visitantes material de ensino tratando de outros tópicos, como os alimentos, baseado nas revistas Química Nova, Química Nova na Escola e na coleção Química no Cotidiano comemorativa do AIQ.

Para os monitores, alunos de graduação de química e áreas afins, a experiência representou também um aprendizado, nota Claudia Rezende, vice-presidente da SBQ e coordenadora da programação. Foi necessário, observa, adequar explicações sobre os processos químicos à idade dos estudantes dos diferentes níveis, nas faixas etárias que vão do quinto ano do ensino fundamental ao segundo do ensino médio, sempre com o foco na sustentabilidade.

A presença no Pop Ciência revelou também a importância de um outro canal de diálogo, constata. Durante o final de semana, os alunos eram acompanhados de pais, estes interessados nos aspectos de sanidade da água consumida em suas casas. Rezende avalia os resultados do evento como muito positivos. De sexta a segunda-feira (18) cerca de 350 visitantes estiveram no estande da entidade. O trabalho contou com a participação do presidente da SBQ, Vitor Francisco Ferreira e do vice-secretário da SBQ-RJ, Fernando de Carvalho da Silva.

Legado da Rio+20

O cenário da conferência internacional Rio+20 e o objetivo de dar continuidade às atividades realizadas durante o Ano Internacional da Química – 2011, levaram a SBQ a promover o concurso "O Legado da Rio+20: que futuro queremos?", que será anunciado nos próximos dias. O concurso vai incentivar o desenvolvimento de projetos que tenham como tema a sustentabilidade, no contexto interdisciplinar, e a Química como instrumento para viabilizar essas ideias. A promoção está voltada para instituições das três categorias de ensino, fundamental, médio e superior e premiará escolas públicas ou privadas, associações sociais, educacionais ou culturais, em âmbito nacional.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299