.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1030

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/6/2012




Química Medicinal terá Escola Itinerante em novo projeto da SBQ



A Divisão de Química Medicinal da SBQ passa a oferecer, a partir de julho, cursos de formação especializada que podem ser solicitados pelas instituições interessadas. A solicitação deve ser feita através de inscrição no Edital publicado no web site da SBQ (veja aqui). O prazo vai até 07 de julho de 2012. Os cursos destinam-se às áreas de química, farmácia e afins, para estudantes de graduação e pós-graduação, e serão ministrados por professores membros da Divisão.

A iniciativa visa tornar disponível a instituições públicas e privadas de todo o país, o lastro de conhecimento consolidado pela área de Química Medicinal brasileira nas últimas décadas. Para isso é necessário que os cursos de graduação sejam reconhecidos pelo MEC e os de pós-graduação credenciados pela CAPES. A diretoria da Divisão de Química Medicinal está aberta também à possibilidade de solicitação de outros cursos por parte das instituições, que ainda não façam parte do conjunto dos seis oferecidos.

Os seis cursos já cadastrados e os ministrantes são: Interações Medicamentosas: Bases Racionais (Lídia Moreira Lima, UFRJ): Latenciação no Planejamento de Fármacos (Elizabeth Igne Ferreira e Gustavo H.G. Trossini, FCF-USP); Modelagem Molecular Aplicada ao Planejamento de Compostos Bioativos (Carlos Maurício Rabello de Sant´Anna, UFRRJ); RMN Aplicada ao Planejamento de Fármacos ( Luzineide W. Tinoco, UFRJ); Introdução à Síntese Orgânica de Anéis Heterociclos (Cedric Stephan Graebin, UFRRJ) e Análise de Misturas Complexas (Luzineide W. Tinoco, UFRJ). Outras propostas podem ser feitas por membros da DQM e enviadas para o e-mail eiqm.sbq@gmail.com

A ideia de criar a Escola Itinerante surgiu durante a assembleia da Divisão de Química Medicinal realizada em Florianópolis, durante a 34ª Reunião Anual da SBQ, em 2011. Ela partiu da avaliação de que a grande maioria dos trabalhos apresentados nos encontros está fortemente concentrada nos estados do sudeste e sul, explica Marco Edilson Freire de Lima (UFRRJ) , diretor da Divisão na gestão 2010-2012. A escolha dos cursos foi feita após consulta aos membros da Divisão e sancionada pela Comissão de Cursos constituída para dar suporte à iniciativa. A Comissão é formada pelos professores Eliezer J. Barreiro (UFRJ), Carlos Maurício Rabello de Sant´Anna (UFRRJ) e Wanda Pereira Almeida (Unicamp).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299