21/6/2012
Acordos sobre bolsas e plataforma de inovação reforçam ligação com Reino Unido
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, firmaram nesta terça-feira (19) um acordo entre o CNPq e a empresa britânica BG, do setor de energia. Assinaram também uma Declaração Conjunta sobre o Desenvolvimento de uma Plataforma de Inovação Brasil-Reino Unido, juntamente com o conselheiro-chefe para Assuntos CientÃficos do Governo Britânico, John Beddington. O evento, que integrou a programação da Rio+20, ocorreu no Pavilhão Brasil, no Parque dos Atletas.
O primeiro acordo prevê a concessão de 450 bolsas de pós-graduação em universidades britânicas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). A BG investe US$ 100 milhões na medida.
Raupp avaliou como altamente bem-vinda a participação da empresa, e destacou o alcance do CsF. "É um programa que, em quatro anos, vai investir fortemente na formação de recursos humanos e na captação de parceiros técnicos, de engenheiros e cientistas para o Brasil", explicou. "Fortalecerá muito a nossa capacidade de contribuir para o desenvolvimento industrial do paÃs, trazendo tecnologia e inovações. Estamos reforçando essa área. Entendemos que esse é um papel que deve ser desempenhado pelo governo e pela sociedade."
Quanto ao acordo de cooperação bilateral com o Reino Unido, o ministro destacou a boa relação entre os paÃses e reforçou os termos de intercâmbio para os estudantes brasileiros na Inglaterra.
"A Inglaterra é um dos principais destinos dos estudantes brasileiros", disse. "Os Estados Unidos estão em primeiro lugar, mas a Inglaterra vem logo em seguida. Temos sempre feito acordos com organizações britânicas para receber esses estudantes, alocá-los nas universidades de lá. E, hoje, estamos reafirmando isso". (Com informações da Ascom do MCTI)
Fonte: Portal CNPq
|