.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1031

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


28/6/2012




Fundação Joaquim Nabuco ganha Prêmio José Reis de 2012



A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), de Recife (PE), é a ganhadora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica - 2012. A 32ª edição do prêmio, criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contemplou a categoria Instituição e Veículo de Comunicação.

Foram recebidas inscrições de 57 instituições e veículos de comunicação, sendo 30 de instituições de ensino superior; 10 de órgão e empresas públicas, sete de empresas privadas; seis de empresas de comunicação, duas de fundações de amparo à pesquisa estaduais e de dois museus.

A Fundaj foi criada em 1949 como Instituto Joaquim Nabuco, contribuindo ao longo de mais de 60 anos com a preservação, a difusão de valores científicos e culturais e com a formação e qualificação profissional em diversas áreas. A partir de 2003 a entidade "compreende a ciência e a tecnologia como ferramentas necessárias" para combater a desigualdade social e também de desenvolvimento e adota diversas ações que contemplem esses segmentos.

Entre os serviços de divulgação científica que a Fundaj disponibiliza hoje está a Revista Coletiva (www.coletiva.org), publicação eletrônica dirigida a professores e estudantes do 2º grau, universitários, pesquisadores e interessados em ciência em geral; o Pesquisa Escolar on line, criado em 2002, que é uma atividade de divulgação científica e apóia à formação escolar realizada pela Biblioteca Central Blanche Knopf da Fundaj, e o Museu do Homem do Nordeste, espaço que tem por missão pesquisar, documentar, preservar, difundir e atualizar o patrimônio científico e cultural do Nordeste.

A Menção Honrosa da 32ª edição do prêmio foi dada ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, no interior do estado.

A entrega do prêmio para a Fundação será na Reunião Anual da SBPC, em julho próximo, em São Luis (MA). Integraram a comissão do Prêmio José Reis nesta edição o professor da Universidade de Brasília (UnB), Issac Roitman, como presidente, Marcus Raimundo Vale, da Universidade Federal do Ceará (Ufce), como representante do CNPq; Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), também representando o CNPq; Ada Cristina Silveira, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), representante do CNPq; Mariluce de Souza Moura, da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC); Marcelo Knobel, representante da SBPC; Rui Seabra Ferreira Júnior, da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e Osmir Nunes, da Associação Brasileira de Divulgação Científica (Abradic).


Fonte: Ascom do CNPq






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299