.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1034

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


19/7/2012



MCTI prepara lançamento do programa Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia



O Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação deverá anunciar, até a primeira quinzena de setembro, o programa Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia, que terá como objetivo planejar e conduzir o conjunto de ações destinadas ao desenvolvimento da nanotecnologia no país. Uma das tarefas do programa será identificar o potencial dos laboratórios e entidades de pesquisa das universidades para aproximá-los das demandas da indústria. O programa será implantado com base no trabalho do Comitê Interministerial de Nanotecnologias, criado no início de julho, do qual fazem parte oito ministérios: o MCTI, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Defesa, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Educação, do Meio Ambiente, de Minas e Energia e da Saúde.

Segundo Adalberto Fazzio, secretário substituto de Desenvolvimento e Inovação do Ministério, a criação do Comitê e o estabelecimento do programa reproduzem o que já é feito em vários países. A presença da nanotecnologia é transversal e transdisciplinar, por isso requer essa conjugação de colaborações, explica. O Comitê é formado por um representante de cada ministério, com direito a voto, mas deverá contar com a participação de outras entidades, entre elas as sociedades científicas, a convite, dependendo dos temas a serem abordados.

O programa Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia vai produzir um levantamento das capacidades oferecidas pelas universidades na área e, na outra ponta, identificar os mecanismos de financiamento que possam ser utilizados pelas empresas interessadas em projetos de inovação. As universidades e institutos de pesquisa poderão participar dessas ações através do SisNano, Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias, criado em abril deste ano. O volume de recursos destinados ao IBN ainda está sob avaliação, mas Fazzio estima que o programa poderá contar com cerca de RR$ 40 milhões por ano, a partir de 2013.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)










SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299