.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1035

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


26/7/2012



Royal Society of Chemistry quer pesquisadores brasileiros em suas publicações


Como parte das ações que visam expandir sua atuação internacional, a Royal Society of Chemistry, do Reino Unido, maior entidade europeia de divulgação da química, inaugurou em junho último escritório no Brasil. Para estreitar os laços com a comunidade dos químicos do país, a RSC vai ampliar a participação em eventos da área e quer mostrar aos pesquisadores brasileiros as possibilidades de publicarem seus trabalhos nas 37 revistas científicas que integram sua produção editorial.

Ao lado de outros países como Índia e China, o Brasil vem aumentando sua produção científica e a presença em publicações internacionais, nota a gerente do escritório brasileiro da RSC, Elizabeth Magalhães. Cresce, ao mesmo tempo, o número de encontros científicos de âmbito internacional realizados no país, o que justifica esse interesse. Em maio deste ano, a RSC e a SBQ firmaram acordo de cooperação durante a 35ª Reunião Anual da entidade brasileira.

Magalhães lembra que uma vocação básica da RSC, desde sua criação, em 1841, é a atividade editorial. E o que valoriza essa produção é a ampla participação de cientistas de todo o mundo em suas páginas. Essas publicações cobrem hoje todos os ramos da química e novos lançamentos acompanham a evolução científica. No grupo de publicações estão, por exemplo, a Natural Products Reports, a Analytical Methods, e o Journal of Analytical Atomic Spectrometry, as três com pesquisadores brasileiros em seus corpos editoriais.

Através da participação em eventos, a RSC quer intensificar a troca de experiências entre os dois países e a divulgação de suas atividades. Entre os encontros que terão a colaboração da Sociedade britânica este ano estão o XVI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, BMIC, de 13 a17 de agosto, em Florianópolis (SC), para o qual está também patrocinando a vinda de 10 pós-graduandos do Reino Unido, e o 4th International IUPAC Conference on Green Chemistry, de 25 a 29 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)










SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299